Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

Duvida configuração "Acesso publico" no RDS

Estou com uma duvida. Na aula 3, vídeo da atividade 9.

Na configuração do MySQL ele modifica para que demais endereços IPs tenham acesso a porta 3306 do MySQL, porém no final do vídeo ele modifica o acesso publico do banco de "Yes" para "No", esse "acesso publico" é referente somente a acesso de fora do ambiente da Amazon, e como a aplicação está rodando no ambiente, EC2, da Amazon ele consegue acessar o banco tranquilamente, ta certo meu raciocínio?

1 resposta

Bom dia Tiago, tudo bom?

Você acertou sim! A opção Publicly accessible se refere a disponibilizar acesso externo à instância RDS, mas de um modo diferente do que você comentou.

De acordo com a documentação da AWS, a opção Yes permite disponibilizar um IP público para a instância, fazendo assim com que ela seja acessível de fora da VPC à qual pertence. Porém, para isso, a instância também precisa estar em uma subnet pública.

Ao escolher No, você está limitando o acesso desta instância às máquinas dentro da mesma VPC. Portanto, se você tentar acessar o RDS de uma máquina que esteja em outra VPC, não conseguirá, mesmo tendo os dados de acesso.

Espero ter ajudado! Um ótimo dia e bons estudos pra você, Tiago!