1
resposta

[Dúvida] Conexão SQL Server e uso de python para acessar informações

Pessoal, tudo bem?

Seria possível fazer uma conexão a partir de um script em python com um banco de dados no SQL Server? Eu consigo acessar essas informações por esse script, fazendo consultas com SQL também? Sabem me dizer se, a partir dessas consultas e filtros que eu faça em certas colunas, eu consigo exportar essas consultas para um arquivo Excel (xlsl ou csv)?

1 resposta

Oi, Cinthia! Tudo bem?

Desde já, peço desculpas pela demora em te responder.

A resposta é sim para todas as suas dúvidas! Na documentação do Microsoft SQL Server, há duas seções que envolvem a integração deste Sistema Gerenciador de Banco de Dados com o Python, apresentando quais bibliotecas você pode utilizar e as etapas necessárias para conexão com o banco de dados e manipulação deste.

Para visualizar a documentação, basta clicar no link abaixo:

No lado esquerdo da tela, há um menu de navegação que você pode utilizar para explorar os conteúdos referentes ao Python.

Ao observar a documentação, você verá bastante a utilização da biblioteca Pandas. Ela oferece uma infinidade de funcionalidades, sendo uma delas a exportação de conteúdos para os formatos xlsl e csv.

Um exemplo de exportação é utilizar o método read_sql (para efetuar a leitura de um script SQL) e to_excel ou to_csv para salvar as informações obtidas na consulta.

Abaixo estarei deixando alguns links interessantes sobre estes dois métodos do Pandas. Os conteúdos foram escritos em inglês, caso não tenha familiaridade com o idioma, você pode clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de tradução para o português!

Cinthia, espero que isso possa te ajudar! Como não tenho acesso ao cenário completo do seu projeto, outros testes e pesquisas terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Fico à disposição em caso de dúvidas.

Um forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software