5
respostas

[Dúvida] Condicionais e Concatenação - Desafio: Hora da prática

No desafio 1:

1. Pergunte ao usuário qual é o dia da semana. Se a resposta for "Sábado" ou "Domingo", mostre "Bom fim de semana!". Caso contrário, mostre "Boa semana!".

diaDaSemana = prompt('Qual é o dia da semana?');
if (diaDaSemana == 'Sábado') {
alert('Bom fim de semana!');
} else if (diaDaSemana == 'Domingo') {
alert('Bom fim de semana!');
} else {
alert('Boa semana!');
}
Quando testamos, abre "qual é o dia da semana" - coloco tanto sábado como domingo aparece "Boa semana"! em vez de "bom fim de semana"
Onde estou errando ?

NO DESAFIO 3 :

Crie um sistema de pontuação para um jogo. Se a pontuação for maior ou igual a 100, mostre "Parabéns, você venceu!" no console do navegador. Caso contrário, mostre "Tente novamente para ganhar.".

pontuacao = 105;
if (pontuacao >= 100) {
console.log('Parabéns, você venceu!');
} else {
console.log('Tente novamente para ganhar.');
}

Quando testamos não abre para eu digitar um número acima de 100 ou abaixo, aparece no CONSOLE a frase "Parabéns, você venceu!
Não tinha que abrir a lacuna pra eu digitar o número e ai aparecer afrase no CONSOLE ?

5 respostas

No primeiro caso, você está comparando se seu input é igual a "Sábado" e "Domingo" com a letra inicial maiúsculas, se você digitar "sábado" ou "domingo" o if será 'false' e cairá no else.
No segundo caso, você não está colocando pontuacao para receber um prompt e sim o valor, quando o javascript renderizar, ele vai ver que pontuacao e inicializada com 105 e já vai executar o if/else.

Qual o procedimento que eu devo fazer então ?

Tenta assim na sua primeira linha:

diaDaSemana = prompt('Qual é o dia da semana?').toLowerCase();

e no seu segundo exercício, tente:
pontuacao = prompt("Digite a pontuação:");

Felipe, obrigado pelo auxílio . Eu consegui.
No 1º eu estava colocando o dia da semana "Sábado e Domingo com letra minúscula em vez de maiúscula.

Já no 2º a solução do exercício mandava registrar na linha - pontuacao = 105 e vc deu a dica para digitar - pontuacao = prompt("Digite a pontuação:");
ai deu certo.