1
resposta

[Dúvida] Concentração. pensamentos, daydreaming

Meu maior problema na hora de aprender e me concentrar é a distração. Nessa primeira aula do curso, comecei a me perder em pensamentos.

Sei lá… pensando em big techs, Facebook, Zuckerberg, Instagram, como os jovens da nossa idade abandonaram o Facebook para ir para o Instagram… nada a ver. Só uns assuntos que pesquisei recentemente. E esse é um dos meus problemas: no meio de uma aula, palestra ou vídeo, começo a divagar sobre assuntos recentes.

Nem são muito problemas da vida, já que estou bem tranquila, mas mais notícias e preocupações com o mundo mesmo. Volto do pensamento sem nem saber como entrei nele, meio que ‘acordando’ para onde estou de verdade. Simplesmente me perco na minha mente por vários minutos.

Assisti à aula duas vezes para realmente entender, a propósito kkkkk.

1 resposta

Olá, Thatiane. Como vai?

Sinto muito que você esteja passando por isso, mas saiba que o que você descreveu é muito comum e tem nome: Daydreaming (devaneio) ou mente errante. É aquele momento em que o cérebro decide que o assunto "Zuckerberg e redes sociais" é mais urgente do que a aula que você está assistindo.

O fato de você ter percebido esse padrão e até assistido à aula duas vezes mostra que você tem um alto nível de metacognição (a capacidade de pensar sobre como você pensa), o que é o primeiro passo para melhorar o foco!

No curso "Aprender a Aprender", você verá que o nosso cérebro alterna entre dois estados. Entender isso pode te ajudar a não se sentir tão culpada quando a mente foge:

1. Modo Focado vs. Modo Difuso

• Modo Focado: É quando você está prestando atenção total na aula.
  • Modo Difuso: É quando a mente relaxa e começa a fazer conexões aleatórias (exatamente o que aconteceu com seus pensamentos sobre as Big Techs).
    O segredo não é "proibir" o modo difuso, mas aprender a voltar para o focado. Quando você "acorda" do pensamento, não se irrite; apenas registre mentalmente que a mente fugiu e traga o foco de volta gentilmente.

2. A Técnica Pomodoro como sua aliada
Se você sente que se perde por "vários minutos", tente estudar em blocos curtos (ex: 25 minutos) com cronômetro. Saber que você tem um tempo limitado para focar ajuda o cérebro a "segurar a onda" da distração.

3. Descarregue o cérebro (Brain Dump)
Como você mencionou que divaga sobre assuntos que pesquisou recentemente, uma dica prática é ter um caderno de distrações ao lado.

• Se no meio da aula vier o pensamento sobre o Instagram vs Facebook, anote em uma frase: "Pesquisar mais sobre migração de usuários no IG".
  • Ao escrever, você dá um "comando" ao cérebro de que aquela informação foi guardada e não precisa ser processada agora. Isso libera espaço mental para voltar à aula.

4. Aprendizado Ativo
Ficar apenas assistindo ao vídeo facilita o devaneio. Tente interagir com a aula: faça anotações, desenhe mapas mentais ou tente explicar em voz alta o que o professor acabou de dizer. Quando o corpo e a mente estão em movimento, sobra menos espaço para o Zuckerberg entrar na conversa!

Fique tranquila, Thatiane. Aprender a focar é como treinar um músculo; com as técnicas que você vai ver ao longo do curso, essas "viagens" mentais vão se tornar cada vez mais curtas.

Espero que possa ter lhe ajudado!