1
resposta

Dúvida conceitual sobre o armazenamento em Cloud: qual a diferença disso para um Gdrive?

Não aula de armazenamento dos serviços de cloud me surgiu essa dúvida. Quando comparo esses serviços com dropbox, ou mesmo google drive, qual a diferença?

1 resposta

Olá, Matheus. Tudo bem?

Em que pese todas as soluções mencionadas armazenem os dados na dúvida, podemos levantar algumas diferenças.

Acredito que a principal delas é o escopo. Os serviços de armazenamento de nuvens (como Google Cloud e Amazon AWS) são projetados para serem usados principalmente por desenvolvedores de software e empresas que precisam armazenar grandes quantidades de dados e acessá-los através de aplicativos personalizados. Por outro lado, o Dropbox e o Google Drive são projetados para serem usados por usuários finais para armazenar, sincronizar e compartilhar arquivos pessoais.

Outras diferenças que me vêm à mente:

  • Preço: Dropbox e Google Drive têm planos gratuitos, enquanto para usar o armazenamento de serviços de nuvens pode envolver cobranças direta ou indiretamente relacionada ao serviço de armazenamento (exemplo de indiretamente seria custo por tráfego de dados, quantidade de dados armazenada que supere o free tier, etc.)

  • Complexidade: Dropbox e Google Drive podem ser usados out of the box , ou seja, são simples de começar a usar. Por outro lado, os armazenamentos de serviços de nuvens exigem configurar uma infraestrutura ACLs de rede, allows/denies em regras de firewall e muito mais.

  • Controle da segurança: Os serviços de nuvens permitem que você tenha um controle muito mais refinado da segurança aos dados nos buckets (autenticação, autorização, quando, por qual aplicação, etc.), enquanto no Dropbox e Google Drive é "coloca lá" e compartilha com um link com usuários.

Deve haver mais pontos de diferença a serem levantados, mas espero ter ajudado com essas informações.