Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Conceitos de circle time estão distintos entre cursos

Pessoal, no curso de metricas ágeis o cycle time esta conceituado como "numero de entrega em um determinado periodo". Já no curso de Kanban isto esta definido como "Thoughtoutime". Afinal de contas qual seria termo mais usado para referenciar numero de entregas em um determinado periodo de tempo? "Cycle time" ou "thoughtoutime".

Segue abaixo a transcrição de cada curso sobre cycle time, veja que em um curso ele fala cobre tempo entre "colunas do quadro Kanban" e em outro curso ele conceitua como "quanto em quanto tempo sai alguma coisa desse ciclo".

Curso de Kanban: análises para implementação; 05 Medindo o trabalho; 04 Principais métricas

[03:00] Isso é importante, mas também é meio intuitivo. Então já sabemos que o lead time é todo o ciclo, desde o pedido - tenho que considerar que o cliente me pediu - até o momento da entrega do produto. E o cycle time?** O cycle time, ele é muito parecido, **ele é o tempo de ciclo, é usado normalmente para medir o tempo de uma atividade, que é a mudança de coluna no quadro.

Curso de Métricas Ágeis: como medir resultados em um Ambiente Ágil; 07 Métricas do Processo; 01 Métricas do Processo

[0:28] Então no workflow a gente vai tentar trabalhar a eficiência, uma métrica muito conhecida é o cycle time, o que essa métrica nos dá é a velocidade com a qual a gente entrega algo, então se eu tivesse uma linha de produção, o** meu cycle time seria de quanto em quanto tempo sai alguma coisa desse ciclo, a cada cinco dias eu entrego um incremento de software, ou a **cada duas horas eu termino uma tarefa de software, esse seria o nosso cycle time.

[1:08] Nessa mesma linha existe uma outra métrica muito utilizada, que é o lead time, ele é o tempo que uma determinada coisa demora pra sair do inicio de um processo e chegar até o final, agora o conceito pode parecer um pouco parecido demais, o cycle time e o lead time, mas pensem assim, o cycle time eu não estou me preocupando com qual coisa eu estou entregando, então se eu tenho cinco atividades, eu vou medir apenas a frequência com a qual eu entrego alguma atividade, o lead time eu vou monitorar uma atividade especifica, e eu vou acompanhar ela durante todo o processo e tentar entender quanto tempo essa atividade levou pra sair do inicio até o fim

[1:56] Pra ficar mais fácil pra exemplificar a diferença entre essas duas métricas, é legal a gente usar um Kanban, um quadro com algumas etapas, vamos supor três etapas, to do, doing e done, e eu tenho várias atividades em execução, se eu olhar pra esse quadro na terceira coluna, que significa pronto, eu tenho um item, caso eu queira monitorar o cycle time, eu vou ficar de olho nessa última coluna, e contar de quanto em quanto tempo aparecem novos itens nessa coluna, esse intervalo de tempo é o meu tempo de ciclo, o meu cycle time.

5 respostas

oappdAluranaoestafincionadooespacamentopelomenosnoIphone

Olá Oswaldo.

Tudo bom?

Será que o espaçamento voltou a funcionar? Se sim, você pode colocar sua dúvida aqui novamente, daí podemos conversar melhor =)

Fico no aguardo.

Abraços!

Oi @DanielaSoares, fiz a edição do texto e coloqeui tambem a transcriação de cada um. Revi algumas vezes as duas aulas e acredito que esteja com uma divergência conceitual na defitação de "cycle time" entre as aulas. Qual seria o termo mais utilizado na sua opnião? Nota não estou procurando o termo "correto" apenas o mais utilizado para não tornar confusa a abordagem ;-) Obrigado

solução!

Olá Oswaldo.

Tudo bom?

Obrigada pelo retorno.

Ao meu ver as duas definições estão dizendo a mesma coisa:

1. Curso Kanban:

1.1. Medir o tempo de uma atividade

1. Curso Métricas ágeis:

2.1. A cada duas horas eu termino uma tarefa de software, esse seria o nosso cycle time. Ou seja, mediação de tempo de uma tarefa ou atividade.

Agora, o que difere é o contexto no qual o cycle time é explicado. O curso de métricas ágeis tem um contexto mais genérico no agile, enquanto o outro curso está bem delimitado na utilização do Kanban.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa, estamos à disposição.

Se esta resposta te ajudou, Oswaldo, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Muito obirgado :-) por compartilhar este ponto. Vou verificar qual termo o time acha mais adequado para contagem de atividades concluidas ("Thoughtoutime" ou cycle time).