Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Conceito de série global

Fiquei com dúvida em relação ao conceito de série global, isso tem dificultado meu entendimento sobre a sazonalidade multiplicativa e me faz questionar se também entendi a aditiva.

Compreendi que na aditiva, levamos em conta a média anual para identificar um padrão de sazonalidade. Na aula é explicado que as flutuações são constantes entre os anos, logo em todo mês de julho se vende 1,7 acima da média anual. Isso significa que independente do meu lucro anual ser alto ou baixo em relação ao ano interior, o mês de julho sempre venderá 1,7m a mais?

Já na multiplicativa, não consigo entender o que seria a série global. Ela se traduziria pela média anual também, só que com a diferença de que entre os anos, os números são muito diferentes e por isso é necessário utilizá-la?

Agradeço desde já! :)

1 resposta
solução!

Oi, Eduardo, tudo bem?

Uma série temporal global geralmente se refere a dados coletados ao longo do tempo em uma escala global, sendo, portanto, organizados em uma sequência de pontos de dados, normalmente organizados em ordem cronológica. São utilizadas para fazer previsões e como referência para calcular os fatores de sazonalidade.

Na sazonalidade aditiva, as flutuações sazonais são constantes entre os anos. Isso significa que, por exemplo, se em todo mês de julho você vende 1,7 milhão a mais do que a média anual, essa diferença será constante independentemente do seu lucro anual ser alto ou baixo em relação ao ano anterior. Ou seja, a cada mês de julho, você pode esperar vender 1,7 milhão a mais.

Já na sazonalidade multiplicativa, as flutuações sazonais variam dependendo do nível global da série. Isso significa que, se a sua média anual de vendas for baixa, o aumento esperado em um determinado mês pode ser pequeno. Por outro lado, se a média anual de vendas for alta, o aumento esperado pode ser grande. Por exemplo, se o aumento esperado no mês de dezembro for de 29%, isso significa que você vai multiplicar a média da sua série global por 1,29 para obter o aumento esperado.

Caso queira mais informações sobre sazonalizada recomendo a leitura do artigo abaixo:

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!