Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Conceito da sazonalidade estacionária e séria estacionária

Na aula, o professor cita os conceitos de série e sazonalidade estacionárias, mas não ficou claro sobre o que se trata. No caso, podem existir sazonalidades que são estacionárias ou não estacionárias?

1 resposta
solução!

Olá, Angela, tudo bem?

Sim, é possível ter sazonalidades que são estacionárias e sazonalidades que não são estacionárias.

Quando mencionamos sazonalidade estacionária, estamos falando de um padrão repetitivo que acontece regularmente ao longo do tempo, mantendo uma média constante. Já a sazonalidade não estacionária se manifesta quando a amplitude e a duração dos ciclos sazonais variam, dificultando a previsão de padrões futuros.

Utilizando o exemplo da aula, as vendas de sorvetes, elas são mais altas no verão e mais baixas no inverno. Isso se repete todos os anos. Se a média de vendas no verão e no inverno permanecer constante ao longo dos anos, podemos dizer que essa é uma sazonalidade estacionária.

Por outro lado, se as vendas de sorvete estão aumentando a cada verão (ou seja, a média de vendas no verão está aumentando a cada ano), então temos uma sazonalidade não estacionária, pois a média está mudando ao longo do tempo.

Espero ter deixado mais claro o conceito.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software