Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Comunicação Dentro do Cluster

Teoricamente, ao final desse projeto todas as Pods e Services criados estão dentro do mesmo Cluster, logo, seria teoricamente possível a comunicação direta pelo ClusterIP do Service associado a outra Pod, mas ao fazer isso no ConfigMap da aplicação ao final do curso para popular a página de notícias com o conteúdo do sistema, não existe esse possibilidade... Vi que o instrutor usou o IP do Node e deu tudo certo, mas fica meu questionamento, pois no meu entendimento por estarem no mesmo Cluster ia dar certo usar somente o IP do service associado ao Pod que eu queria!

[ATUALIZAÇÃO] Quando faço um curl da Pod portal-noticias para a Pod de sistema-noticias funciona normalmente, logo qual o motivo da aplicação para atualizar precisar do NodePort?

1 resposta
solução!

Acabei de descobrir, o carregamento é feito via "in browser", logo é como se estivesse fora do Cluster, não ia achar aquele IP mesmo, por mais que minha lógica esteja correta, o comportamento da aplicação é diferente do que tinha imaginado... Se tudo fosse feito no backend e a aplicação só carregasse uma página pré-estruturada, poderia utilizar o ClusterIP do Service associado a Pod que queria, sem problemas!