Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

[Dúvida] Comunicação assertiva

como fazemos para ter uma comunicação assertiva?

1 resposta

Oi, Brenda! Tudo bem?

A sua dúvida sobre comunicação assertiva é muito importante, porque essa habilidade ajuda a reduzir conflitos, evitar frustrações e melhorar a forma como expressamos ideias, necessidades e limites no dia a dia.

Para ter uma comunicação mais assertiva, busque falar com clareza, respeito e objetividade, sem agressividade e sem deixar de dizer o que precisa ser dito. Uma dica simples é organizar a fala em três partes: diga o que aconteceu, explique como isso impactou você ou o contexto e proponha um próximo passo. Por exemplo: “Quando as informações chegam muito perto do prazo, eu tenho dificuldade de me organizar. Podemos combinar uma antecedência mínima para os próximos alinhamentos?”

Em quais situações você sente mais dificuldade de se comunicar com assertividade?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!