1
resposta

[Dúvida] Comunicação

Entendo que é importante eu saber defender as decisões com argumentação e embasamento teórico ditos numa linguagem compatível com os negócios. A questão que tenho receio tem a ver com relatos que ouvi de uma amiga que trabalha com UX. O simples fato de ela ser uma mulher joga fora todo esse conhecimento, mesmo ela tendo se formado em Engenharia da Computação na UNICAMP, que é uma das formações mais fortes no Brasil. Ela disse que na mesma empresa que ela tem uma mulher formada em Design que está passando por grandes dificuldades em questão de ser validada, e também quanto a abuso moral. Penso que, se até com essas formações mais reconhecidas isso ocorre, comigo seria muito mais delicado, pois não tenho formação em Licenciatura em Artes, o que é mais distante ainda das áreas de mais prestígio. E eu sou PCD. Existe algum formato de linguagem que possa impedir que essas condições de fragilidade me comprometam tanto?

1 resposta

Ei, Luppi!

Obrigada por compartilhar essa experiência com a gente, é muito valiosa e nos faz pensar sobre o assunto.

Super entendo as suas preocupações, e muito desafiador lidar com situações em que o reconhecimento e o respeito não são proporcionais às qualificações e habilidades de uma pessoa. Se ponto do início, sobre defender com embasamento teórico é um bom começo.

Para fortalecer ainda mais sua abordagem e reduzir resistências, experimente adotar uma linguagem data-driven. Isso significa usar dados de pesquisas, métricas e exemplos concretos para sustentar seus argumentos.
Combinar essa abordagem data-driven com uma narrativa envolvente (storytelling), que mostre como suas decisões impactam positivamente o usuário final, pode criar uma conexão emocional e tornar suas ideias mais marcantes.

E não esqueça que pode ser o desafio que for, sua perspectiva é única e suas habilidades são valiosas!

Espero ter ajudado e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Até mais, Luppi!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!