2
respostas

[Dúvida] Comunicação

Sempre tive dificuldade em ter conversas dificeis, principalmente com pessoas do meu time que são mais proximas a mim. Isso me causa um tremendo desconforto e as palavras me fogem. Também estou tendo dificuldades para que as pessoas me levem mais a sério, as vezes sinto que por eu ser amiga do time, acabam levando mais na brincadeira e quando tenho que falar mais sério estranham ou não dão a importancia que eu gostaria. Como posso melhorar essa questão?

2 respostas

Olá, Debora. Tudo bem?

O processo de boas relações no trabalho podem perpasar as dificuldades que você citou. Em conversas sérias você pode, antes de abordar o assunto, reforçar sua função na equipe e que isso faz parte de seu trabalho.

Palavras como profissionalismo, responsabilidade e deveres podem ser incluídas quando for se expressar.

Além disso, pode observar como sua postura não-verbal está sendo sinalizada, porque mesmo usando boas palavras, aquilo que está para além disso pode ser interpretado como falta de seriedade.

Espero que esse e outros cursos da plataforma possam te ajudar a chegar em mais respostas.

Bons estudos!

Gostaria de indicar para você escutar audios de sugestões positivas tem varios no youtube com frases assim "Atuo da melhor forma possível em todas as situações.” “Escolho sentir-me bem comigo mesmo. ... “Sou capaz de cuidar bem de mim. ... “Eu respeito-me e me faço-me respeitar.” “Não importa o que os outros digam ou façam. ... “Respiro fundo e permito-me relaxar

audios assim ajudam nessa parte de quebrar o bloqueio e aumentar a nossa autoconfiança, isso pode te dar mais segurança na hora de se expressar

Treinar respostas em frente ao espelho ou gravando videos que só você verá também pode ajudar você analisar e repetir as respostas da melhor forma possível , você pode rever o vídeo e ver se pode regravar a mesma resposta de forma mais entendível ou se pode ter várias formas de responder a mesma pergunta, esse processo de se ver e treinar como deseja se expressar é usada por palestrantes e artistas.

Obviamente não é possível saber tudo que as pessoas te perguntam e assim treinar antes de responder mas esse processo de treinar pequenas respostas sozinha em casa vai ajudar na confiança e autoconhecimento, vai facilitar para você saber de que forma você se sente mais confortável para elaborar suas frases , quais verbos usar e como você se sente mais compreendida quando rever os videos.

Ler livros que contenham diálogos e se fixar na forma como o autor defendeu suas ideias ou as ideias dos personagens também pode ajudar.

Saiba que não é só você que tem essa sensação de que poderia ter dito algo de outra forma, que poderia ter respondido melhor, muitas pessoas passam por isso e então vamos juntos evoluindo