2
respostas

[DUVIDA] Comportamento do app no celular

Boa tarde. Estou tendo um problema, que vem se manifestando desde as versões anteriores do aplicativo.

Quando eu rodo o aplicativo no EMULADOR, o mesmo funciona normalmente.

Eu clico no botão para acrescentar uma tarefa, ele abre a nova tela e eu digito o nome da tarefa, o grau da dificuldade e colo a URL onde se encontra a imagem.

O emulador então imediatamente mostra a imagem na tela, e ao clicar em "adicionar" ele gera a nova tarefa, com a imagem que selecionei.

Quando eu gero o aplicativo para instalar no celular através do comando "flutter build apk", ele gera o aplicativo sem problema.

Quando instalo o aplicativo no celular e executo, acontece uma coisa estranha: quando eu colo a URL da foto no campo, ele não mostra a foto de jeito nenhum, e quando clico em adicionar ele adiciona a tarefa com o nome e grau de dificuldade corretos, mas sem a foto.

Tudo funciona bem, só que ele não pega a foto na URL indicada, já conferi para ver se a URL está certa e está sim, é a mesma que uso no emulador.

O que poderia estar acontecendo ?

2 respostas

Pelo que você descreveu, parece que tem alguma diferença rolando entre o emulador e o celular. Primeiro, dá uma conferida pra ver se o celular tá realmente conectado à internet, porque pode ser que não esteja conseguindo baixar a imagem da URL.

Outra coisa: talvez seja bom verificar as permissões do aplicativo no celular. Às vezes, no emulador, tudo funciona liso, mas no celular real pode ser que precise dar permissões específicas.

Ah, e falando em versões, é sempre bom se certificar de que você está usando a versão mais recente do Flutter. Às vezes, bugs antigos podem causar esse tipo de problema. Então, se não estiver na última versão, vale a pena atualizar e ver se resolve.

Outra coisa que você pode tentar é acessar essa URL da imagem diretamente pelo navegador do celular. Assim, você vai conseguir confirmar se o link tá funcionando como deveria.

E por último, dá uma olhada nos logs ou qualquer mensagem de erro que aparece quando você tenta adicionar a imagem no celular. Isso pode dar uma luz sobre o que tá acontecendo.

Espero que uma dessas dicas te ajude a resolver o mistério! Flutter é incrível, mas às vezes dá uns nó na cabeça, né? Boa sorte aí!

Bom dia, Max.

Antes de mais nada, obrigado pelos conselhos.

Vamos lá então....

1 - Sim, o celular está conectado à internet via wi-fi,

2 - O aplicativo não exige permissões específicas,

3 - Já estava usando a última versão, mas forcei uma atualização com o comando “flutter upgrade”, depois rodei o “flutter doctor”, que não encontrou nenhum problema

4 - Pelo navegador do celular, quando eu colo a URL que uso, a imagem é baixada sem problema.

5 - No emulador, olhando os logs, nada de diferente, a imagem é carregada normalmente como esperado. E no celular, não aparece nenhuma mensagem de erro, o programa flui normal, sem dar erro, só não mostra a imagem.

Obrigado aí pela força, e se ocorrer mais alguma coisa me avise.

Um forte abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software