Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Completamente leigo na programação

Boa tarde! eu comecei agora aqui na plataforma mas estou completamente perdido em relação aos primeiros passos, eu curso GTI e estou tendo LDP, estou ate que gostando bastante e por isso vim aqui na plataforma. A minha dúvida é sobre quais os primeiros passos? o que eu precisaria saber? eu vejo muita gente falando de python, outros de frameworks (ainda não sei o que é), e talz e talz, como faria para dar uma luz nessas dúvidas?

1 resposta
solução!

Oi Daniel, boa tarde!

Assim como você ainda estou começando mas já dei os primeiros passos e tem umas coisas que eu posso compartilhar contigo que talvez sejam úteis.

Frameworks são ferramentas que automatizam parte do trabalho, servem basicamente pra não precisarmos fazer tarefas repetitivas e possamos nos concentrar na parte crítica do projeto. Mas, para utilizar um framework é preciso já ter conhecimento na linguagem de programação que escolher, então, não se preocupe com eles por enquanto.

O que funcionou pra mim foi escolher uma linguagem e focar nela. Se você já tem algum objetivo em mente, escolher a primeira linguagem é mais fácil. Python é uma ótima opção pra começar e se tiver como objetivo análise de dados ou automatização, Python, na minha opinião, é a melhor escolha. Claro, isso é uma opção bem pessoal. Se você não tiver objetivo de projeto nenhum em mente e quer só começar por algum lugar, eu indicaria JavaScript, pois, é muito versátil e a curva de aprendizado é bem suave, além disso, você consegue ver os resultados mais rápidos e o processo de aprender é bem divertido.

Eu te recomendaria escolher uma linguagem que te atraia e pegar uma formação da Alura e focar nela e evoluir a partir daí. Esses conceitos mais avançados (frameworks, Orientação a objetos) você aprende mais pra frente quando já tiver uma base sólida na linguagem que escolher.

OBS: Não sou professor nem profissional de educação, estou apenas compartilhando meu ponto de vista.

Espero que isso te ajude de alguma forma :)