1
resposta

[Dúvida] Compatibilidade

Olá, é meu primeiro tópico aqui no fórum então perdão se classifiquei errado. Não soube muito onde colocar.

Estou desenvolvendo um pequeno programa composto por uma série de scripts de cmd que rodam e capturam as saídas para gerar relatórios e transformei em .exe com PyInstaller. Escrevi todo o código na minha máquina com Windows 11 e Python 3.11, porém alguns dos computadores onde preciso instalar é Windows 7 e estou enfrentando problemas na compatibilidade entre os sistemas.

Existe alguma forma do executável ser compatível com essas versões do Windows mais antigas mesmo que utilize outro meio para criar o .exe? Preciso que rode no Windows 7 e posterior. Pensei em criar o executável em uma máquina Windows 7 e gerar o .exe nela, porém julguei um método muito "força bruta".

Desde já agradeço!

1 resposta

Olá Gustavo, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora no retorno.

A biblioteca pyinstaller possui a flag [--win-private-assemblies](https://pyinstaller.org/en/v5.9.0/usage.html?highlight=--win-private-assemblies#cmdoption-win-private-assemblies) que quando utilizada irá incluir todas as bibliotecas, DLLs e dependências do sistema para o arquivo executável. Permitindo assim uma maior compatibilidade entre versões do sistema operacional. A sintaxe de uso será seguinte:

pyinstaller --name nome_do_executavel --onefile  --win-private-assemblies nome_do_seu_arquivo.py

Caso queria conhecer outras flag disponíveis na biblioteca pyinstaller recomendo a leitura da documentação que pode ser acessada no link abaixo.

O conteúdo recomendado acima está em inglês, o uso da língua inglesa é bem comum na área de tecnologia, mas não se preocupe, caso não tenha afinidade com essa linguagem, recomendo que utilize o tradutor do navegador para uma melhor compressão.

Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Espero ter lhe ajudado. Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software