1
resposta

[Dúvida] Compartilhar o relatório

Bom dia, Professor!!! Eu não consegui compartilhar o meu painel de visualização (dashboard) do desktop da empresa para o meu gestor e não localizei as configurações informadas no curso. Neste caso, eu preciso pedir acesso para o compartilhamento de dados para a empresa devido ao LGPD? Ficarei no aguardo do retorno.

1 resposta

Olá, Simone! Tudo bem?

Essa é uma dúvida muito comum e toca em pontos fundamentais tanto da ferramenta quanto da governança de dados nas empresas.

Para te ajudar, precisamos separar o que é uma limitação técnica do Power BI e o que é uma política de segurança da sua empresa.

1. Power BI Desktop vs. Power BI Service

O primeiro ponto importante é que o Power BI Desktop é uma ferramenta de criação, não de compartilhamento.

• Não existe compartilhamento direto pelo Desktop: No Power BI Desktop, o botão de "Compartilhar" geralmente não aparece ou redireciona você para o Power BI Service (a versão online).
  • O Processo de Publicação: Para que seu gestor veja o dashboard de forma profissional, você deve clicar no botão Publicar. Isso enviará o arquivo para o portal online da Microsoft (app.powerbi.com), onde o compartilhamento realmente acontece.

2. A questão da LGPD e Acessos na Empresa

Sua intuição sobre a LGPD e os acessos faz todo sentido. No ambiente corporativo:

• Licenciamento: Tanto você quanto seu gestor geralmente precisam de uma licença Pro ou Premium Per User (PPU) para compartilhar e visualizar relatórios de forma segura.
  • Permissões de Tenant: O administrador de TI da sua empresa pode ter desativado a opção de "Publicar na Web" ou de compartilhar dados externamente para cumprir normas de segurança e a própria LGPD.
  • Acesso aos Dados: Mesmo que você compartilhe o relatório, se o seu gestor não tiver acesso ao banco de dados original (a fonte dos dados), os gráficos podem aparecer em branco para ele.

O que você deve fazer agora?

1. Verifique a Publicação: Tente publicar o relatório no seu "Meu Workspace" no Power BI Service. Se você não conseguir publicar, é um sinal de que sua conta não tem permissão para subir arquivos na nuvem da empresa.
  2. Consulte o TI/BI: Sim, o ideal é conversar com a área de TI ou o responsável pelo BI da empresa. Pergunte se existe um Workspace específico para o seu setor e peça as permissões necessárias.
  3. LGPD: Mencionar a LGPD é excelente! Mostra que você é zelosa com os dados. A empresa provavelmente possui um processo estruturado para conceder esses acessos justamente para garantir que os dados não vazem para pessoas não autorizadas.

Dica rápida: Se precisar mostrar o trabalho urgente e não tiver os acessos ainda, você pode enviar o arquivo .pbix por e-mail, mas o seu gestor precisará ter o Power BI Desktop instalado para abrir. Porém, essa não é a prática recomendada por questões de segurança e atualização de dados.

Espero que isso esclareça o caminho! Você já tentou verificar se o botão "Publicar" está ativo no seu Power BI Desktop?