1
resposta

[Dúvida] Comparar colunas de tipos diferentes

Quero comparar duas colunas da mesma tabelas, porém uma coluna contém o tipo text e a outra o tipo value. ERRORDAX comparison operations do not support comparing values of type Text with values of type True/False. Consider using the VALUE or FORMAT function to convert one of the values.

Exemplo da função que estou usando:

A coluna ZPL possui o tipo text A coluna Contador possui o tipo Value

IF( Adesivo[ ZPL] = {"ETQ_CGS_25X50_4_SERV" || "ETQ_CGS_25X50_4"}, Adesivo[Contador]x4, IF( Adesivo[ ZPL] = "ETQ35X273", Adesivo[Contador]x3, IF( Adesivo[ ZPL] = "ETQ_47F2_25X50_2" Adesivo[Contador]x2, Adesivo[Contador]x1)))

1 resposta

Oi, Vinicius, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

O erro que você apresentou menciona que as operações de comparação DAX não suportam a comparação de valores do tipo Texto com valores do tipo Verdadeiro/Falso e pede para que você considere utilizar as funções VALUEou FORMAT para converter um dos valores. Por exemplo, se você deseja comparar a coluna "ZPL" (texto) com a coluna "Contador" (valor), você pode usar a função VALUE para converter o valor da coluna "ZPL" em um valor numérico. Assim, a comparação será possível.

Recomendo abaixo s documentações das duas funções para que você tenha mais informações e possa utilizar em seu projeto:

Todavia, vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!