1
resposta

[Dúvida] Como vocês realizam os exercícios?

entrei faz um dia na alura e vendo as aulas reparei que depois de algumas aulas aparecer algo do tipo "agora voce tem que fazer o que foi mostrado nas aulas anteriores" e logo em seguida um botão para ver o código, isso me fez pensar que o curso quer que você veja as aulas sem digitar nada,sem escrever sem abrir nada apenas ouvir ver as instruções e prestar atenção e depois disso mais para frente você vai fazer tudo que foi feito nas aulas anteriores. e no meu caso eu não estava fazendo assim eu estava vendo a aula e enquanto via ela eu ia fazendo o projeto então o instrutor falava "agora nós precisos fazer tal coisa" eu ia pausava o vídeo e tentava fazer se conseguisse eu voltava e continuava a ver normalmente caso não conseguisse eu também voltava no vídeo e ia acompanhando o vídeo até o momento que eu travei via como o instrutor resolvia o problema e depois disso continuava vendo a aula até algum momento que o instrutor pedisse alguma coisa aí eu repetia o processo coisas simples como criar variável, escrever textos,números eu fazia ao mesmo tempo, em coisas mais complexas eu fazia aquilo que disse antes de pausa o vídeo e tenta fazer. então o melhor seria eu continuar assim ou apenas escutar e ver o que instrutor faz e só depois coloca em prática?

1 resposta

Olá, Miguel. Tudo bom?

Acho que cada um funciona de uma maneira diferente e existem diversas formas de você explorar a melhor maneira de estudar e aprender. A forma como você está estudando é muito parecida com o que eu faço quando estou aprendendo algo novo, a única diferença é que eu não costumo reproduzir o mesmo código das aulas. Ao invés disso, eu tento pensar em algum outro problema que aquela aula possa resolver e tentar aplicar aquele conhecimento naquele problema. Um exemplo prático : O curso avançado de C ensina a criar um jogo de foge-foge. Ao invés de criar o jogo, eu quero aprender C, então eu busco algum problema semelhante ao do jogo de foge-foge e tento cria-lo. Se você não consegue pensar em nada, você pode tentar criar algum outro jogo, que funcione um pouco diferente do jogo do foge-foge. Ou no mínimo tentar adicionar complexidade ao código proposto, criando algum tipo de inteligência artificial, buscando sobre algoritmos de geração de mapa, tentar criar uma interface gráfica ou sei lá, qualquer coisa que te tire do conforto de simplesmente escrever o que o instrutor está escrevendo, porque afinal, daí é fácil, né? Como saber se está realmente aprendendo ou se só copiou o código certo?

Disclaimer: essa é apenas a minha forma de pensar e não necessariamente uma verdade absoluta do universo. Desconfie, teste, experimente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software