Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Como visualizar arquivo MD no corpo do site - sobre mim

Prezados boa tarde Todo esse projeto me levou a querer utilizar o arquivo README.md do meu github na pagina about.html. Github Haylonmosinho.

Em resumo, eu queria que todas as informações do arquivo MD aparecesem no corpo do meu site, na pagina sobre mim. Curso HTML CSS ALURA

É possivel fazer isso?

Agradeço a ajuda desde já.

3 respostas

Olá Haylon!

Infelizmente, não é possível fazer isso diretamente no HTML e CSS.

O arquivo README.md é um arquivo markdown, que é uma linguagem de marcação simples para formatação de texto. Ele é mais utilizado para documentar projetos no GitHub e não é interpretado diretamente pelo navegador, ela é convertida para HTML.

Uma alternativa seria converter o conteúdo do arquivo README.md para HTML e, em seguida, inserir esse HTML na sua página "Sobre mim". Existem várias ferramentas online que podem fazer essa conversão, como o Markdown to HTML.

Após converter o conteúdo, você poderá copiar o HTML gerado e colá-lo no corpo da sua página "Sobre mim". Assim, as informações do arquivo README.md serão exibidas corretamente.

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Victor muito obrigado Eu achei o site Pandoc Ele me fez uma conversão e estou trabalhando em cima, ficou legal.

Mais uma coisa, eu fui no chatgpt e ele me mostrou isso. "Sim, é possível visualizar um arquivo Markdown em uma página HTML. Para fazer isso, você pode usar um interpretador de Markdown em JavaScript, como o marked.js, para processar o arquivo Markdown e convertê-lo em HTML, que pode ser exibido em uma página da web."

Aqui estão os passos básicos para fazer isso:

1 Inclua a biblioteca marked.js em sua página HTML. Você pode fazer isso adicionando o seguinte código no <head> do seu documento HTML:

<script src="https://cdn.jsdelivr.net/npm/marked/marked.min.js"></script>
1 Crie um elemento HTML onde você deseja exibir o conteúdo Markdown. Por exemplo:
<div id="markdown-container"></div>
1 Use JavaScript para carregar o conteúdo do arquivo Markdown, processá-lo com marked.js e exibi-lo na página. Aqui está um exemplo de código JavaScript:

<script>
  // Conteúdo do arquivo Markdown (pode ser carregado de um arquivo ou de outra fonte)
  var markdownContent = 
    # Título
    Este é um **exemplo** de arquivo Markdown.

- Lista de itens
    - Outro item

// Seleciona o elemento onde você deseja exibir o conteúdo Markdown
  var markdownContainer = document.getElementById('markdown-container');

// Converte o conteúdo Markdown em HTML e insere-o no elemento
  markdownContainer.innerHTML = marked(markdownContent);
</script>
Nao consegue com isso.
solução!

Oi Hailon!

Que legal esse site, anotado aqui!

O ChatGPT está correto, é viável realizar a conversão, mas apenas utilizando JS, com o CSS e HTML puro não, o que pode ser trabalhoso e demandar um maior aprofudamento, ao uso dessas bibliotecas. É de uma forma semelhante a essa que estamos conversando aqui no tópico, utilizando Markdown, que posteriormente se transforma em HTML e é interpretado pelo navegador.

No mais, Haylon, agradeço pela troca de conhecimento e parabéns pelo Readme, ficou muito bacana! Um abraço.