Estou com uma Duvida sobre como implementar mais segurança na aplicação e adicionar uma validação se o usuário que esta fazendo a requisição é o dono das informações. Nas aulas a aprendemos a gerar um token para um usuário e que para cada requisição é preciso informar esse token, porém é possível chamar requisições com informações de outros usuários passando esse token.
Como posso estar validando se o usuário que vem no token é o mesmo usuário que retorna/envio na requisição?
Com isso poderia evitar que o o usuario1 consiga obter, alterar ou deletar informações do usuario2. Pensei em aplicar um filtro, mas pelo que entendi nas aulas ele é chamado antes da requisição, pensei em criar um método para realizar essa validação, onde eu buscaria a informação no header, pegaria o usuário que vem no token e compararia com o ID do usuário que foi enviado na requisição, e esse método poderia ser reutilizado nas demais requisições, mas não sei como fazer isso. Posso estar reutilizando algum método aplicado nas aulas? Seria uma boa pratica?
Qual seria as boas praticas ou a possível solução para esse problema?