Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como validar a minha ideia?

Um grande problema que eu encontro trabalhando sozinha é conseguir avaliar o meu trabalho. Alguns clientes que eu atendi tem uma opinião formada da internet, veem logos do canva, logos no pinterest e acabam sendo influenciados pela opinião geral. Eu tenho uma proposta, um conceito e acabo gostando da ideia, mas como validar isso? No final do dia, vale mais o gosto do cliente do que todo o conceito. E eu olho tanto para o meu trabalho que até eu começo a duvidar dele, mas o difícil é encontrar uma solução porque eu não sei exatamente o que está errado, só sei que não está bom. Existe algum lugar que possamos validar nossas ideias, ou dividir dores?

1 resposta
solução!

Olá, Carol

Tudo bem?

Você relatou uma experiência que todos nós que trabalhamos com design já vivemos ou que iremos viver pelo menos uma vez em nossas carreiras. É verdade, o cliente muitas vezes julga as nossas propostas a partir dos seus gostos. E isso é também compreensível, afinal nem todo mundo tem conhecimentos em design (e nem precisa tê-los, verdade seja dita). De qualquer maneira, não deixa de ser frustrante ouvir uma negação baseada em "não gostei".

Na minha opinião, vale sempre você apresentar os seus argumentos profissionais e insistir neles, mas sem ir contra o desejo do clinte. Afinal de contas, embora sejamos nós as pessoas que transformam ideiais em formas concretas, em última análise o projeto é do cliente: o projeto é para ele.

Aqui na Alura nós temos um servidor no Discord, e um sala só para os conteúdos de UX & Design, onde você postar as suas ideias para trocar ideias com os nossos intrutores e alunos e alunas. Para acessá-lo, vá no menu superior aqui da plataforma em Comunidade > Discord.

Abraços

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software