2
respostas

[Dúvida] Como utilizar um notebook como suporte a aula 01 de "estatistica com R"

Sou novo aqui e a experiencia com o curso "Estatística com R" teve um inicio pouco estimulante. Trata-se de uma questao basica, porem central e deveria existir um pouco mais de atençao ao assunto... No primeiro modulo é disponibilizada uma base de dados é sugerido o uso do kagglee e o instrutor informa ser um pouco dificil utilizar o recurso, enfim, nao é claro, entretanto nao se fala mais disso e o recurso é abandonado (por que deixar a explicação??) Entendi que preciso de um suporte para rodar o "R" e que o notebook seria essa plataforma, escolhida a linguagem. Em seguida é indicado o uso do Microsoft Azure Notebook, mas ao pesquisar noto que o recurso descontinuado... A seguir fala-se no colab (como iniciante na plataforma eu deveria saber isso?) mas é desencorajado o uso ou tentativa... ai fala-se da ferramenta Azure notebooks... mas ela nao existe da forma indicada por que foi descontinuada. Seria compreender como utilizar o Jupyter notebook? Tenho uma conta Azure, isso seria uma instancia... enfim, percebi que divergi do objetivo que seria "rodar" o material da aula 1 e pergunto se "é isso mesmo" ?? Acredito que o uso do recurso "notebook" pode ser basico, mas há algo a ser explorado nesse inicio que me parece fundamental: Ele consiste em uma plataforma que se comunica com o software "R", seria isso? So consigo utiliza-lo assim? Por que? Desculpe mas tenho essa duvida inicial e o forum me pareceu dispersivo para encontrar algo analogo, que certamente alguem ja perguntou...

2 respostas

Oii, Ricardo! Tudo bem?

Desejo boas-vindas! E entendo que o início possa ter sido um pouco confuso, pois as ferramentas sempre estão sob atualizações. Mas não se preocupe, vamos esclarecer.

Bom, o objetivo principal é usar o R e as ferramentas do notebook para executar as análises. O instrutor explica sobre as várias formas que temos para rodar o projeto, e apresentou alguns "poréns" que as plataformas como Colab tinham na época que era um suporte não tão eficiente.

Durante o curso o Instrutor opta pelo uso do Jupyter Notebook, pois ela permite rodar o código em R, Python e outras linguagens de programação em um ambiente interativo. Por isso recomendo utilizar a mesma ferramenta usada em aula para poder acompanhar com mais assertividade o conteúdo, evitando assim alguns bug e erros de conflitos que podem surgir ao trabalhar em outras ferramentas.

Deixo aqui o link de um artigo que aborda sobre o Jupyter Notebook:

Espero ter esclarecido sua dúvida. Caso surjam outras, não hesite em recorrer ao fórum.

Desejo bons estudos!

Nathalia boa tarde. Agradeço a resposta e irei aproveitar o artigo enviado para maior ambientaçao ao tema. Possuo uma conta Azure e criei um notebook. Consegui abrir o primeiro pacote de dados e vou dar continuidade ao curso com algumas duvidas na tecnologia de suporte e nao no conteudo propriamente. Aceitei participar para desenvolver com alguma autonomia os recursos de tecnologia para suporte à OSC que participo e que tem dependencia direta de recursos de tecnologia para desenvolvimento do seu core. Obrigado pela atençao e se tiver orientaçoes de cursos, informações sobre OSC (organizaçao da sociedade civil) / ONG(s) agradeço pela oportunidade