Sou novo aqui e a experiencia com o curso "Estatística com R" teve um inicio pouco estimulante. Trata-se de uma questao basica, porem central e deveria existir um pouco mais de atençao ao assunto... No primeiro modulo é disponibilizada uma base de dados é sugerido o uso do kagglee e o instrutor informa ser um pouco dificil utilizar o recurso, enfim, nao é claro, entretanto nao se fala mais disso e o recurso é abandonado (por que deixar a explicação??) Entendi que preciso de um suporte para rodar o "R" e que o notebook seria essa plataforma, escolhida a linguagem. Em seguida é indicado o uso do Microsoft Azure Notebook, mas ao pesquisar noto que o recurso descontinuado... A seguir fala-se no colab (como iniciante na plataforma eu deveria saber isso?) mas é desencorajado o uso ou tentativa... ai fala-se da ferramenta Azure notebooks... mas ela nao existe da forma indicada por que foi descontinuada. Seria compreender como utilizar o Jupyter notebook? Tenho uma conta Azure, isso seria uma instancia... enfim, percebi que divergi do objetivo que seria "rodar" o material da aula 1 e pergunto se "é isso mesmo" ?? Acredito que o uso do recurso "notebook" pode ser basico, mas há algo a ser explorado nesse inicio que me parece fundamental: Ele consiste em uma plataforma que se comunica com o software "R", seria isso? So consigo utiliza-lo assim? Por que? Desculpe mas tenho essa duvida inicial e o forum me pareceu dispersivo para encontrar algo analogo, que certamente alguem ja perguntou...