Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como utilizar o if/else

Boa tarde! Estou mtooo no começo de lógica, e estou com duvida de como add o if/else no meu codigo, para ele no caso selecionar a variavel numeroSecreto4 (if) e numerosErrados (else). Creio q seria isso, mas andei pesquisando e ví q else nem seria necessario nesse caso mas msm assim nao consigo fazer retornar ao (tente outra vez) até acertar o n 4. Bem, ai vai o codigo:

alert('Seja bem vindo ao jogo do número secreto!');
prompt('Escolha um número entre 1 e 10');
prompt('Tente outra vez');
let numeroSecreto = 4;
let numerosErrados = 1;2;3;5;6;7;8;9;10;
2 respostas
solução!

Oi, Luiz, tudo bem?

Para utilizar o if/else no seu código, você precisa definir uma condição que será avaliada. Se a condição for verdadeira, o bloco de código dentro do if será executado. Caso contrário, o bloco de código dentro do else será executado.

No seu caso, você pode utilizar o if para verificar se o número escolhido pelo jogador é igual ao numeroSecreto. Se for igual, você pode exibir uma mensagem de acerto. Caso contrário, você pode utilizar o else para exibir uma mensagem de erro e permitir que o jogador tente novamente.

Aqui está um exemplo de como você pode implementar isso no seu código:

alert('Seja bem vindo ao jogo do número secreto!');
let numeroSecreto = 4;

let numeroEscolhido = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');

if (numeroEscolhido == numeroSecreto) {
  alert('Parabéns! Você acertou o número secreto!');
} else {
  alert('Você errou! Tente outra vez.');
}

Nesse exemplo, o código verifica se o número escolhido pelo jogador é igual a 4. Se for igual, é exibida a mensagem de acerto. Caso contrário, é exibida a mensagem de erro.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Mto obg!!!