como faço para utilizar o image.asset ? o processo seria o mesmo ?
como faço para utilizar o image.asset ? o processo seria o mesmo ?
Olá, Matheus! Tudo bem?
Sim, o processo para utilizar o Image.asset
é similar ao Image.network
, que você já viu na aula. A diferença principal é que, enquanto o Image.network
carrega a imagem a partir de uma URL, o Image.asset
carrega a imagem a partir dos arquivos do seu projeto.
Para usar o Image.asset
, você precisa primeiro adicionar a imagem no seu projeto. Normalmente, as imagens são armazenadas em uma pasta chamada assets
na raiz do projeto. Depois de adicionar a imagem, você precisa informar ao Flutter sobre ela, adicionando um caminho para a imagem no arquivo pubspec.yaml
. Por exemplo:
flutter:
assets:
- assets/my_image.png
Depois disso, você pode usar o Image.asset
no seu código, passando o caminho para a imagem como argumento. Por exemplo:
Image.asset('assets/my_image.png')
Lembre-se de que o caminho que você passa para o Image.asset
deve corresponder exatamente ao caminho que você especificou no pubspec.yaml
.
Espero ter ajudado e bons estudos!