1
resposta

[Dúvida] Como subir base sem erro do usuário

No caso do painel que preciso montar, a edição sera compartilhada com outro usuario da rede. Ha alguma forma de puxar da rede essa base sem que dê o erro de precisar alterar a fonte? Tanto para excel quanto para o mysql

1 resposta

Oi, Vitória, tudo bem?

Sim, é possível compartilhar um painel ou relatório com outro usuário da rede sem que haja problemas relacionados à fonte dos dados, tanto para Excel quanto para MySQL.

Para Excel, o arquivo deve estar em um local acessível aos usuários que terão acesso ao painel, como, por exemplo, serviços de nuvem compartilhado como o OneDrive. Para mais informações recomendo a leitura da documentação abaixo:

No caso do MySQL, da mesma maneira que no arquivo Excel é necessário que o banco de dados esteja disponibilizado na nuvem e você pode usar o Railway para criar um banco de dados na nuvem.

Para usar o Railway, basta criar uma conta utilizando um e-mail ou o GitHub. Isso, pode ser feito, clicando em Login no canto superior direito da tela.

Captura de tela da página inicial do Railway Em seguida basta clicar em New Project

Captura de tela da página inicial após realizar o login

Depois escolha um dos quatro banco de dados disponíveis, na imagem abaixo mostro o MySQL, mas fique a vontade para escolher o que desejar.

Captura de tela da aba para a criação de um banco de dados na nuvem

Por fim clique no banco de dados criado e vá até a aba de Conncet e busque por Available Variables, nela você encontrará as informações necessárias para testar a conexão e se conectar aos demais serviços.

Captura de tela mostrando como obter os dados de conexão

Esse serviço tem limitações para o plano gratuito e caso queira você pode optar por obter um plano pago.

Aproveito também para recomendar a documentação do Railway que traz mais informações sobre o site e a possibilidade de criaçãod e banco de dados:

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software