Oii, Fernanda. Tudo bem?
A Árvore de Problemas é um diagrama que ajuda a visualizar a relação entre um problema central, suas causas (raízes) e suas consequências (folhas). Você pode começar assim:
Identifique o problema central: Este é o tronco da árvore. No seu exemplo, o problema central poderia ser "Baixa atratividade da loja".
Liste as causas: Essas são as raízes da árvore. Pergunte-se "Por que o caixa da loja está diminuindo?". Algumas causas podem ser "Falta de promoção", "Produtos desatualizados" ou "Atendimento ao cliente ruim".
Liste as consequências: Estas são as folhas da árvore. Pergunte-se "O que acontece por causa do problema central?". No seu caso, "O caixa da loja está diminuindo" é uma consequência. Outras consequências podem incluir "Queda na satisfação do cliente" ou "Redução de estoque".
Dividindo dessa forma, fica mais claro distinguir o que é um problema (algo que precisa ser resolvido) e o que é uma consequência (o resultado desse problema).
Espero ter ajudado.
Um abraço e bons estudos.