1
resposta

[Dúvida] Como ser assertivo no momento de definir o que é um problema do que é uma consequência?

Muitas vezes tenho difculdade em definir o que de fato é um problema e o que é uma consequencia. Por exemplo: no caso da gatito, eu diria que um problema é "o caixa da loja está diminuindo", quando na verdade é uma consequência. Conhecem algum método ou possuem alguma dica para definir com mais assertividade o que é de fato um problema e o que é uma consequencia?

1 resposta

Oii, Fernanda. Tudo bem?

A Árvore de Problemas é um diagrama que ajuda a visualizar a relação entre um problema central, suas causas (raízes) e suas consequências (folhas). Você pode começar assim:

  1. Identifique o problema central: Este é o tronco da árvore. No seu exemplo, o problema central poderia ser "Baixa atratividade da loja".

  2. Liste as causas: Essas são as raízes da árvore. Pergunte-se "Por que o caixa da loja está diminuindo?". Algumas causas podem ser "Falta de promoção", "Produtos desatualizados" ou "Atendimento ao cliente ruim".

  3. Liste as consequências: Estas são as folhas da árvore. Pergunte-se "O que acontece por causa do problema central?". No seu caso, "O caixa da loja está diminuindo" é uma consequência. Outras consequências podem incluir "Queda na satisfação do cliente" ou "Redução de estoque".

Dividindo dessa forma, fica mais claro distinguir o que é um problema (algo que precisa ser resolvido) e o que é uma consequência (o resultado desse problema).

Espero ter ajudado.

Um abraço e bons estudos.