Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como se destacar dentro da área administrativa?

Como estamos estudando aqui na comunidade, assuntos como empreendedorismo, inovação e carreira, gostaria de um conselho de alguém muito mais experiente do que eu, na área administrativa por exemplo. Até porque entendo como empreender, você se constantemente melhorar e evoluir também suas habilidades, independente se você é CLT ou se trabalha por conta própria. O importante sempre é buscar a inovação e retocarmos nossa carreira.

Sou jovem aprendiz assistente administrativo do Setor de Viagem e Patrimônio, da área da Gerência Controladoria e Finanças e pertencente da Diretoria Administrativa Financeira. E mês que vem, vou me formar e receber o certificado, já que meu contrato será finalizado. Cumprindo assim, 1 ano e 9 meses na empresa. Primeiro fiz a parte teórica durante 11 meses, e agora estou na prática.

Minha coordenadora que conheci na parte prática, encarregou o analista sênior do nosso setor, para auxiliar minha colega e eu nesse processo de entender nossa área e executas funções administrativas, atendendo assim, chamados no Service Desk. Nossas atividades se resume assim: analisar no SAP ou na Planilha do Excel gerada a partir do SAP para saber quando as viagens dos colaboradores da empresa serão compensadas e encaminhadas ao Setor Financeiro; cadastrar colaboradores na Plataforma da 99 e da AVIPAM para se deslocarem; estornar viagens que não serão mais realizadas; gerar código de solicitação de postagens no site dos Correios para a entrega de encomendas; realização de desconto em folha de pagamento; entre outras funções relacionadas.

O analista sênior, que eu enxergava mais como o nosso gestor do que a nossa própria coordenadora, já que ele é quem nos orientava e sempre pegava no nosso pé em um bom sentido de incentivo para estudarmos bastante Excel, já que nosso setor usa muito essa ferramenta e elementos dela como fórmulas, tabela dinâmica e gráficos.

Nossa equipe toda trabalha em Home Office e só nós trabalhamos presencialmente na empresa. O analista sênior comentava com a gente de vez em quando que, caso as duas assistentes administrativos subissem de cargo para analistas juniores, subiríamos para assistentes administrativos no lugar delas, tendo assim nosso contrato renovado. E claro também, estudando bastante Excel no tempo livre.

Nosso contrato está chegando ao fim e nem vai dar mais tempo para realizarmos outra execuções administrativas que a equipe ficaria de nos ensinar ainda como aprendizes. Até agora, nossa coordenadora não nos deu nenhuma resposta sobre o assunto. (já até mandei um e-mail e não recebi retorno)

Enquanto ainda estou na empresa e não chega dia 21 de maio, o que fazer para se destacar nesses últimos dias para mostrar meu potencial? Fora que se nós fôssemos contratadas, aprenderíamos muito sobre programação também, já que o analista sênior tem bastante conhecimento e iria nos transmitir porque nosso setor também mexe com essas ferramentas.

1 resposta
solução!

Ola Sara. Obrigado por compartilhar sua história. Eu sou também aluno do curso, mas profissionalmente sou administrador há 25 anos e atuo numa organização / universidade pública na área de gestão, tendo sido gerente por muito tempo. Tenho hoje 47 anos. Espero aqui colaborar com minhas impressões baseadas no seu relato:

1. Parabéns pela sua desenvoltura até aqui. No seu relato, não enxerguei nada que você pudesse ter feito e que não fez. A expectativa do jovem aprendiz é mesmo conseguir a efetivação após o tempo do contrato. Você faz bem em buscar isso, porém, sabemos que há um "afunilamento" nas organizações... poucos estagiários ou jovens aprendizes conseguem as vagas para efetivar, que são mais escassas do que as vagas para a etapa que você se encontra.
  2. Você fez vários relatos de aprendizados nesse período, por isso, considere isso mais importante até mesmo do que o emprego, pois o conhecimento adquirido por você e a própria experiencia de vivenciar a área adminsitrativa, lidar com a chefia e com colegas experientes, etc., isso tem um valor muito grande. Você poderá levar isso no seu curriculo e nas suas entrevistas em outras oportunidades.
  3. Lembre-se do networking. É importante você manter e desenvolver boas relações com seus colegas e superiores. Oportunidades no futuro podem surgir, inclusive de outros colegas aprendizes hoje, que no futuro poderão ser empresários, empreendedores ou gerentes e que se lembrarão de você.
  4. Seu contrato vai até 21 de maio, faltam mais de 20 dias. Continue fazendo um bom trabalho, cumprindo suas tarefas e fazendo o seu melhor. Você ainda não tem o resultado... e desejo que seja positivo. Nos conte aqui no curso o que vai acontecer! Sucesso. Como você já mandou email e não teve resposta, eu sugiro não mandar outra mensagem... aguarde. Talvez a "insistencia" pode não ser bem vista.
  5. Parabéns por se qualificar e buscar cursos e treinamentos. Você faz bem em buscar avançar em ferramentas. Isso não é só para a empresa, é especialmente para você, sua formação. Continue investindo, frutos virão.

Um abraço, Décio.