Como estamos estudando aqui na comunidade, assuntos como empreendedorismo, inovação e carreira, gostaria de um conselho de alguém muito mais experiente do que eu, na área administrativa por exemplo. Até porque entendo como empreender, você se constantemente melhorar e evoluir também suas habilidades, independente se você é CLT ou se trabalha por conta própria. O importante sempre é buscar a inovação e retocarmos nossa carreira.
Sou jovem aprendiz assistente administrativo do Setor de Viagem e Patrimônio, da área da Gerência Controladoria e Finanças e pertencente da Diretoria Administrativa Financeira. E mês que vem, vou me formar e receber o certificado, já que meu contrato será finalizado. Cumprindo assim, 1 ano e 9 meses na empresa. Primeiro fiz a parte teórica durante 11 meses, e agora estou na prática.
Minha coordenadora que conheci na parte prática, encarregou o analista sênior do nosso setor, para auxiliar minha colega e eu nesse processo de entender nossa área e executas funções administrativas, atendendo assim, chamados no Service Desk. Nossas atividades se resume assim: analisar no SAP ou na Planilha do Excel gerada a partir do SAP para saber quando as viagens dos colaboradores da empresa serão compensadas e encaminhadas ao Setor Financeiro; cadastrar colaboradores na Plataforma da 99 e da AVIPAM para se deslocarem; estornar viagens que não serão mais realizadas; gerar código de solicitação de postagens no site dos Correios para a entrega de encomendas; realização de desconto em folha de pagamento; entre outras funções relacionadas.
O analista sênior, que eu enxergava mais como o nosso gestor do que a nossa própria coordenadora, já que ele é quem nos orientava e sempre pegava no nosso pé em um bom sentido de incentivo para estudarmos bastante Excel, já que nosso setor usa muito essa ferramenta e elementos dela como fórmulas, tabela dinâmica e gráficos.
Nossa equipe toda trabalha em Home Office e só nós trabalhamos presencialmente na empresa. O analista sênior comentava com a gente de vez em quando que, caso as duas assistentes administrativos subissem de cargo para analistas juniores, subiríamos para assistentes administrativos no lugar delas, tendo assim nosso contrato renovado. E claro também, estudando bastante Excel no tempo livre.
Nosso contrato está chegando ao fim e nem vai dar mais tempo para realizarmos outra execuções administrativas que a equipe ficaria de nos ensinar ainda como aprendizes. Até agora, nossa coordenadora não nos deu nenhuma resposta sobre o assunto. (já até mandei um e-mail e não recebi retorno)
Enquanto ainda estou na empresa e não chega dia 21 de maio, o que fazer para se destacar nesses últimos dias para mostrar meu potencial? Fora que se nós fôssemos contratadas, aprenderíamos muito sobre programação também, já que o analista sênior tem bastante conhecimento e iria nos transmitir porque nosso setor também mexe com essas ferramentas.