Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida - Como se aprofundar mais em uma linguagem?

Olá boa tarde, durante alguns meses eu venho estudando algumas linguagens de programação como por exemplo Java, PHP e o JavaScript, porém ao término dos cursos e dos livros que eu acabei comprando ao decorrer dos estudos senti uma necessidade de mais, como eu busco mais informações? , ou como eu me aprofundo mais em uma linguagem, ou se eu devo apenas me aprofundar em uma em específico, como por exemplo em Java eu gostei muito do framework SpringMVC, e do projeto SpringBoot, no lado do front-end é claro o JavaScript e me indentifiquei bastante com AngularJS2, porém muitos dos conteúdos que estudei não me atendeu(**OBS: NÃO estou apontando nenhum curso da Alura como incompleto, isso é apenas uma dúvida), muita coisa não ficou esclarecida, então qual trilha eu deveria seguir?, como eu combino as linguagens ao meu favor para que eu possa manipular sem deixar uma de lado, kkkk agradeceria se alguém puder responder a pergunta , obrigada.

2 respostas
solução!

Oi Cleusa, tudo bem? Acredito que me pareça confusa não na questão de como se aprofundar, mas sim na questão de objetividade, não vejo um objetivo claro para você nessa sua pergunta. Mas vamos lá:

Como eu posso me aprofundar em uma determinada linguagem? A resposta rápida é: prática! A resposta longa é: Depende, vejamos algumas coisas que pode fazer:

1 - Pensar em um projeto de ponta a ponta pode ser desafiador. Imagine quantos problemas não pode encontrar criando uma aplicação de controle de estoque? Parece simples, mas como saber que você está escrevendo um código de boa qualidade? de boa performance? Isso não envolve questões apenas de profundidade da linguagem, mas de outros conceitos que não dependem da linguagem necessariamente, Estruturas de dados é um desses pontos.

2 - A documentação é um excelente recurso. Se você usa Java, quão bem você conhece a API de Collections do Java? E a de Strings? Streams? JavaFX? Ainda nesse tópico, o que você sabe sobre as especificações do Java? E das bibliotecas?

3 - Quão bem você consegue abstrair um problema em código? Isso não é questão de aprofundamento em linguagem em si, mas acredito ajudar bastante, lembre-se que escrever código talvez seja a parte mais simples do processo de desenvolvimento. Conseguir facilmente pegar um problema e escrever um bom código que resolva determinada questão já é outro assunto. Quão bom esse código pode ficar, sim, exige conhecimentos da linguagem.

4 - Saber por que as coisas são como são: Por que os default methods das interfaces Java foram criadas dessa forma? Por que elas não necessariamente indicam que o Java passou a ter suporte a herança múltipla?

5 - Ajudar em fórum. Pode parecer que não, mas ajudar em fórum é desafiador certas vezes. Vez por outra encontramos situações que nunca imaginamos encontrar, seja em Java ou em qualquer outra coisa. Para responder, se você não tem conhecimentos sobre aquilo, precisará pesquisar bastante, fazer testes e garantir que a dúvida da outra pessoa foi bem solucionada. Pra isso, você volta aos pontos 2 e 3 novamente.

6 - Construa coisas, crie aplicações, faça integrações, isso tudo vai exigir estudo e com a prática, você conseguirá cada vez mais ir adiante.

Espero ter ajudado! Qualquer coisa, comenta aqui que a gente vai conversando! Lembrando que essa é uma opinião particular minha, espero que seja útil!

Muito obrigado Wanderson Macêdo, sua opinião foi muito importante pois como você escreveu mais acima a minha pergunta estava mais relacionada a um "OBJETIVO" , ou seja par que estudar ,como por exemplo JAVA?, o que eu poderia fazer com esse conehcimento?, esses "pontos de 1 a 6" , me ajudou a buscar um objetivo , obrigada!