Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como saber se o código no repositório local está atualizado?

No exemplo da aula, a Gabrielle subiu um commit onde a variável "numeroLimite" foi alterada de 10 para 100, então o código estava atualizado no repositório local dela e no GitHub. Porém, no repositório local do Rodrigo a variável ainda estava com o valor 10.

Supondo que o Rodrigo não sabia que esse valor foi alterado, existe algum comando que ele poderia usar para checar se o repositório local dele está sincronizado com o repositório remoto? Ou não existe um comando apenas para "checar", existe apenas o git pull que checa e já sincroniza?

Obs: Eu tentei usar o git status no terminal do VS Code mas a mensagem dizia que o código estava atualizado, mesmo a variável no meu arquivo local ainda sendo 10 ao invés de 100.

On branch main
Your branch is up to date with 'origin/main'.

nothing to commit, working tree clean

Também tentei usar o git log, mas ele mostrou apenas o primeiro commit (quando "numeroLimite" era 10) e não exibiu o segundo commit (quando "numeroLimite" era 100).

2 respostas

Bom dia!

O git status é o comando que checa a diferença entre o repositório e o fonte local.

Agora, Gabrielle subiu um commit na branch dela. Esse commit teve o merge posterior?

Precisa ver onde está sendo feito o commit, o merge, o status.

O commit em uma branch não leva esse código para a main/develop/master. Precisa de um merge para isso.

Espero ter ajudado. Se sua dúvida foi sanada, marque este tópico como solucionado.

Bons estudos!

solução!

Oi Bianca!

Entendo sua dúvida. Quando você quer verificar se o repositório local está sincronizado com o repositório remoto, o comando que você mencionou, git pull, realmente é o mais direto para isso, pois ele não só verifica, mas também sincroniza automaticamente as alterações do repositório remoto para o local.

No entanto, se você quiser apenas verificar se há diferenças sem necessariamente baixar as alterações, você pode usar o comando git fetch. Este comando irá buscar as atualizações do repositório remoto, mas não irá aplicá-las ao seu repositório local. Após executar git fetch, você pode usar git status ou git log origin/main para comparar o estado atual do seu repositório local com o remoto.

Por exemplo:

  1. Execute git fetch origin.
  2. Em seguida, você pode usar git log HEAD..origin/main para ver os commits que estão no remoto e ainda não foram aplicados localmente.

Dessa forma, você consegue visualizar o que está diferente sem aplicar as mudanças imediatamente. Quando decidir que é hora de atualizar seu repositório local, aí sim você pode usar o git pull.

Espero ter ajudado e bons estudos!