1
resposta

[Dúvida] Como saber se a tabela foi criada com ON DELETE CASCADE

Considerando que nem sempre vamos ter acesso ao código que criou as tabelas, existe alguma forma de saber se a informação que eu estou trabalhando (no caso da aula, as informações sobre o pedido de um cliente que queria que seus dados pessoais fossem removidos) foi configurada como ON DELETE CASCADE, antes de eu apagar?

1 resposta

Olá, Malena, tudo bem?

Para descobrir se uma tabela foi criada com a opção ON DELETE CASCADE em um banco de dados SQL, você pode verificar as restrições de chave estrangeira que foram definidas para a tabela.

Uma opção é utilizar a interface gráfica do banco de dados, muitos gerenciadores de banco de dados, como o MySQL Workbench, o SQL Server Management Studio possuem interfaces gráficas que permitem visualizar a estrutura do banco de dados, incluindo as chaves estrangeiras e suas configurações. No caso do sqlite, podemos visualizar expandindo a tabela no lado esquerdo.

Você pode também obter a definição de uma tabela específica. No SQLite, você pode executar uma consulta à tabela sqlite_master, filtrando pelo nome da tabela desejada.

SELECT sql FROM sqlite_master WHERE type='table' AND name='pedidos';

imagem do resultado do código no sqlite

Essa consulta retornará a definição SQL da tabela chamada pedidos. A coluna sql na tabela sqlite_master contém a definição SQL de cada objeto no banco de dados, incluindo tabelas.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!