Eu não consegui entender qual o uso específico pra cada biblioteca, principalmente as que geram gráficos.
Eu não consegui entender qual o uso específico pra cada biblioteca, principalmente as que geram gráficos.
Ooi, Érica!
Na atividade, foram usadas as bibliotecas Pandas (utilizada para manipulação e análise de dados) e Seaborn (utilizada para visualização de dados).
Sabemos que Python é uma linguagem que possui uma vasta quantidade de bibliotecas disponíveis, por isso, vou começar falando um pouco sobre Matplotlib (que é a base para a criação de gráficos em Python) e Seaborn (que é construída sobre a biblioteca Matplotlib), já que elas aparecem na atividade.
O pacote Matplotlib permite que você personalize cores, estilos, legendas, eixos, etc em seus gráficos. É como ter uma tela em branco para desenhar o seu gráfico do zero. A biblioteca Seaborn, por sua vez, tem foco em gráficos estatísticos mais complexos e visualmente atraentes. Ela oferece funções prontas para criar gráficos como histogramas, gráficos de dispersão, gráficos de caixa, etc., com estilos pré-definidos que facilitam a visualização de dados.
Agora, vou falar um pouco sobre a biblioteca Pandas, por meio dela você pode criar um gráfico de pizza com uma única linha de código. Na aula ”Passando uma mensagem através de visualização”, por exemplo, foi usado o método plot() do Pandas para criar um gráfico de pizza, isso porque o Pandas possui uma função que chama o Matplotlib por baixo dos panos para gerar o gráfico.
Na sua atividade, você pode usar o notebook da aula, e copiar, colar e executar os códigos do “Faça como eu fiz” no notebook. Feito isso, você pode usar o método plot() para gerar o gráfico de pizza. Vou deixar um exemplo abaixo:
# Gráfico de pizza com o método plot()
dados.plot(kind="pie", x="lingua", y="total", labels=['inglês', 'outros'], autopct="%1.1f%%")
No exemplo, usei o método plot() para gerar o gráfico de pizza (pie) a partir do dataframe “dados”, coloquei “lingua” no eixo x e “total” no eixo y. Depois disso usei o parâmetro labels para definir os rótulos, e usei o parâmetro autopct para apresentar os valores percentuais no gráfico.
Vou deixar linkado aqui o curso “Data Visualization: criando gráficos com bibliotecas Python” da Alura, por meio dele você poderá aprender mais sobre a biblioteca Matplotlib, conhecer a biblioteca Seaborn, e aprender sobre gráficos interativos com Plotly.
Espero ter ajudado! Sucesso nos estudos!
Abraço!