2
respostas

[Dúvida] Como saber os valores corretos de tamanho e espaçamento?

Queria saber como o professor decidiu que aqueles tamanhos que ele botou para as fontes, imagens e os espaçamentos eram os mais adequados para a página.

Se eu estivesse trabalhando e me pedissem para dar responsividade à página, eu estaria chutando valores até encontrar algum que eu tenha gostado. A versão final disponível no Figma só tem os valores para desktop e, portanto, não tenho uma base para saber o que colocar no media-query para telas menores.

2 respostas

Olá boa noite Eduardo,

Seria possível utilizar unidades de medida relativas, assim sendo, você consegue padronizar o tamanho com base no font-size na tag body do seu documento HTML, voce pode aumentar ou diminuir o rem, sugiro a leitura deste exemplo aqui da Alura: https://www.alura.com.br/apostila-html-css-javascript/13CA-medidas-relativas-em-rem?gclid=Cj0KCQjwtO-kBhDIARIsAL6Lord4h5aYjxeCiUqS7bHdYaTX5ZobM12Q6fCyW-rCMPFCKNAL7vRZC14aApleEALw_wcB. Com isso voce poderá decidir como suas @media-queries vão se comportar, mas com unidades mais limpas e caso voce queira aumentar a escala do seu projeto, alterará em somente 1 ponto.

Quanto ao figma, vai depender muito de como os designer ou pessoas responsáveis pelo figma modelaram o 'mock' (protótipo), contudo no dia a dia é possível não só conseguir essa informação nos aplicativos de design ou interagir com pessoas que possuam essa informação.

Espero ter ajudado, meu caro Abraço e bons estudos!

Boa noite, Guilherme.

Eu entendi que posso definir valores para as tags body e html e usá-los em conjunto com em e rem nas decorações da página. Mas mesmo com isso eu não teria uma clareza de quais tamanhos usar para cada um. O Figma apenas me dá uma ideia de como elas estão espaçadas, não tendo como saber com precisão os valores adequados.