4
respostas

[Dúvida] como saber em quanto tempo voltar a falar com o cliente após ter enviado a proposta? ainda não conheço muito bem meu produto

como saber em quanto tempo voltar a falar com o cliente após ter enviado a proposta? ainda não conheço muito bem meu produto então sinto muita insegurança na hora de fechar o contrato. Não tem um treinamento na empresa então estou tentando aprender sozinha os serviços q ela oferece

4 respostas

Oi Eliete!

Entendo sua preocupação, especialmente quando ainda está se familiarizando com o produto. A questão do timing para voltar a falar com o cliente após enviar uma proposta é crucial e pode variar dependendo do setor e do cliente. No entanto, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Tempo Médio de Resposta: Uma prática comum é dar um prazo de 2 a 3 dias úteis para o cliente avaliar a proposta. Isso mostra que você está interessado, mas não desesperado.

  2. Pergunta no Envio da Proposta: Ao enviar a proposta, você pode perguntar ao cliente qual seria um bom momento para vocês voltarem a conversar. Algo como: "Gostaria de saber quando seria um bom momento para discutirmos a proposta com mais detalhes?"

  3. Follow-Up: Se você não receber uma resposta no prazo estipulado, faça um follow-up gentil. Algo como: "Olá [Nome do Cliente], espero que esteja bem. Gostaria de saber se teve a oportunidade de revisar a proposta que enviei. Estou à disposição para qualquer dúvida."

  4. Conhecimento do Produto: Mesmo que você ainda não conheça profundamente o produto, tente focar nos benefícios e nas soluções que ele oferece para o problema do cliente. Isso pode ajudar a ganhar confiança.

  5. Feedback Interno: Se possível, tente buscar colegas mais experientes na empresa para pedir dicas e orientações. Mesmo sem um treinamento formal, a troca de experiências pode ser muito valiosa.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Criar um relacionamento com o cliente é essencial.

Eu estava enviando mensagem semanalmente, mas fico com duvida de que a que ponto não estou sendo chata? Sua resposta mencionou 2-3 dias.... eu enviando semanalmente, já fico preocupada em ser invasiva? por favor, se estiver errada, me ajudem a mudar minha mentalidade.

Oi, Eliete. Tudo bem?

Quando você envia a proposta para o cliente, você espera uma semana para entrar em contato novamente, é isso, certo?

Acredito que esse intervalo de 2 a 3 dias seja interessante, mas você precisa avaliar como tem sido o resultado para você ao esperar uma semana.

Os clientes te respondem? Eles chegam a aceitar o contrato? Há muitas desistências?

Outra coisa que você pode refletir é se você já teve algum retorno do cliente indicando que sua atitude seria "chata" ou isso nunca aconteceu? Eu entendo sua preocupação, mas ao mesmo tempo não podemos deixar de agir por receio do comportamento da outra pessoa, do cliente ou da interpretação desta pessoa em relação ao trabalho que estamos realizando, principalmente quando agimos de acordo com critérios do nosso próprio trabalho (como enviar mensagem depois de 3 dias, por exemplo). Pense nisso =)