Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como return relamente funciona?

Eu não entendi muito como o comando de return funciona, o que ele faz exatamente? O que eu acho que ele faz é, retorna o valor calculdo da def para que você possa usar ele no resto do códido como... um varialvel talvez?

1 resposta
solução!

Olá, Gabriel, como vai?

O return é a instrução usada dentro de uma função para devolver um valor para o lugar do código onde essa função foi chamada. Quando o Python encontra um return, ele também encerra imediatamente a execução daquela função. Ou seja, tudo que estiver depois do return dentro da função não será executado.

Na prática, esse valor retornado pode ser utilizado como se fosse o resultado de uma expressão. Por isso, é comum guardar o retorno em uma variável, usar em um cálculo ou até passar como argumento para outra função. Por exemplo:

def somar(a, b):
    resultado = a + b
    return resultado

total = somar(2, 3)
print(total)

Nesse caso, somar(2, 3) devolve o valor 5. Esse valor é armazenado na variável total, que depois pode ser usada em qualquer parte do código.

Também é possível usar o retorno diretamente em outra operação, sem criar uma variável intermediária:

def dobro(x):
    return x * 2

print(dobro(4) + 1)

Aqui, dobro(4) devolve 8, e então o Python soma 1, resultando em 9.

Um detalhe importante é que, se uma função não tiver return, ou se o return não tiver valor, o Python devolve automaticamente None, que representa a ausência de resultado.

Então, a sua ideia está no caminho certo: o return permite que o valor calculado dentro da função seja reaproveitado no restante do código, muitas vezes sendo tratado como o valor de uma variável ou de uma expressão.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado