Eu não entendi muito como o comando de return funciona, o que ele faz exatamente? O que eu acho que ele faz é, retorna o valor calculdo da def para que você possa usar ele no resto do códido como... um varialvel talvez?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu não entendi muito como o comando de return funciona, o que ele faz exatamente? O que eu acho que ele faz é, retorna o valor calculdo da def para que você possa usar ele no resto do códido como... um varialvel talvez?
Olá, Gabriel, como vai?
O return é a instrução usada dentro de uma função para devolver um valor para o lugar do código onde essa função foi chamada. Quando o Python encontra um return, ele também encerra imediatamente a execução daquela função. Ou seja, tudo que estiver depois do return dentro da função não será executado.
Na prática, esse valor retornado pode ser utilizado como se fosse o resultado de uma expressão. Por isso, é comum guardar o retorno em uma variável, usar em um cálculo ou até passar como argumento para outra função. Por exemplo:
def somar(a, b):
resultado = a + b
return resultado
total = somar(2, 3)
print(total)
Nesse caso, somar(2, 3) devolve o valor 5. Esse valor é armazenado na variável total, que depois pode ser usada em qualquer parte do código.
Também é possível usar o retorno diretamente em outra operação, sem criar uma variável intermediária:
def dobro(x):
return x * 2
print(dobro(4) + 1)
Aqui, dobro(4) devolve 8, e então o Python soma 1, resultando em 9.
Um detalhe importante é que, se uma função não tiver return, ou se o return não tiver valor, o Python devolve automaticamente None, que representa a ausência de resultado.
Então, a sua ideia está no caminho certo: o return permite que o valor calculado dentro da função seja reaproveitado no restante do código, muitas vezes sendo tratado como o valor de uma variável ou de uma expressão.
Espero ter ajudado.
Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.
Abraços :)