Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] como resolver o problema do modelo pessoas ainda estar presente na aplicação

Eu fiz o drop no banco de dados e o criei novamente. na hora de migrar novamente, tive o seguinte erro:

RuntimeError: Model class pessoas.models.Pessoa doesn't declare an explicit app_label and isn't in an application in INSTALLED_APPS.

Não segui 100% do que o prof fez porque cometi um erros e fiz modificações, mas eu tenho certeza que eu tirei todas as dependências de 'pessoas', alguém poderia me ajudar? segue o link do repositório com tudo o que fiz

https://github.com/Gabriel-Moraes-Vieira/alura_receita

1 resposta
solução!

Olá Gabriel, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

O erro que você está recebendo indica que o Django não está encontrando a aplicação pessoas no seu projeto. Isso pode acontecer quando a aplicação não está listada no INSTALLED_APPS no arquivo settings.py ou quando o nome do aplicativo está incorreto. Todavia, como seu objetivo era remover o app pessoas, isso indica que ainda possui resquícios dessa aplicação em seu projeto.

Ao pesquisar pelo nome pessoa em seu repositório, é possível analisar que algumas referências ainda existem para esse aplicativo, como mostro abaixo:

Imagem do Vscode, mostrando as referências existentes para o modelo pessoa

Sendo assim, recomendo que apague as referências existentes para esse modelo, incluindo as migrações, referências em modelos, etc.. e tente executar novamente seu código.

Todavia, ressalto que caso queira acessar o código completo da aula e analisar o código feito para eventuais comparações, deixo-o abaixo:

Não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software