Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como relacionar os clientes com os 5 clusters que criamos no curso Clustering: extraindo padrões de dados?

No exemplo demonstrado no curso, entendi que a serie "CUST_ID" seria o código de identificação do cliente, mas como removemos essa coluna para fazer a clusterização, acabei não entendendo como podemos associar os clientes contidos em cada um dos 5 clusters encontrados, por gentileza alguém poderia me ajudar a entender como poderei fazer essa amarração?

2 respostas
solução!

Eu fiz algumas mudanças para poder adicionar os clientes no dataframe novamente.

No inicio do codigo eu criei uma series para armazenar o CUST_ID antes de deletar essa coluna do dataframe:

clients_id = dataframe["CUST_ID"]
dataframe.drop(columns=["CUST_ID", "TENURE"], inplace=True)
display (dataframe.head(), clients_id)

Essa maneira fica segura pois o dataframe com os dados e a series com o CUST_ID compartilham os mesmo index. Aí no final do codigo usei o metodo join para juntar o CUST_ID novamente no dataframe:

dataframe.join(clients_id)

Espero ter ajudado

Olá Gustavo, entendi a solução que vc adotou, acabou resolvendo a questão de forma eficaz. Meu obrigado pela ajuda meu caro. Abs.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software