1
resposta

[Dúvida] Como quebrar grandes funcionalidades em funcionalidades menores?

Tenho duas dúvidas nesse sentido:

  • Com relação a criação das definições das tarefas, por exemplo, como definir uma tarefa a ser feita de uma forma que o desenvolvedor possa entender, mas que eu não precise dar um passo a passo de como ele deveria resolver o problema(a nível de código).
  • Com relação ao que foi perguntado acima, fica a dúvida sobre o quão detalhado ou vago eu crio uma tarefa ou se crio uma tarefa e na reunião, caso eles não entendam a ideia ai sim eu realizo a quebra de funcionalidades até que se torne algo objetivo e entendível? Não sei se consegui ser claro na minha dúvida, mas agradeço caso alguém possa me ajudar.
1 resposta

Olá, Francisco. Tudo bem? Essas dúvidas são bacanas porque nos levam a pensar no processo de autogerenciamento da equipe. A definição de tarefa deve ser acompanhada pela equipe de desenvolvimento, pois, parte dela, a negociação com o P.O, vendo se esta tarefa está entendível e dentro de um prazo coerente. No caso da resolução de problemas, a figura do tech lead pode contribuir e fornecer feedbacks juntamente com a equipe para entender se a demanda está clara.

Quanto ao detalhamento, dependerá do tamanho do espaço que você estará usando, por exemplo, se for um card dentro de um Trello, você pode ser mais objetivo no nome do card e tecer comentários dentro dele.

Em resumo, acredito que a participação do time de desenvolvimento, P.O, tech lead etc nas cerimonias facilita muito o trabalho, pois deste modo, você conseguirá disponibilizar visibilidade e adaptação, pilares conceituais do Scrum. É importante que o desenvolvedor (no exemplo que você usou) também se sinta confortável para dizer se aquela atividade atribuída está coerente com o dia a dia, o prazo, etc.

Francisco, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!