Estou criando um Design Systen na minha empresa. E gostaria de saber como que os programadores conseguem usar esse Design Systen para ajudar eles na hora de codar. Como que pode ser passado esses tokens do Figma para o código
Estou criando um Design Systen na minha empresa. E gostaria de saber como que os programadores conseguem usar esse Design Systen para ajudar eles na hora de codar. Como que pode ser passado esses tokens do Figma para o código
Bom dia Gianluca, tudo bem.
Existem algumas maneiras e é importante você sentar com o time e identificar qual a melhor forma para todo mundo.
A forma menos eficiente mas mais simples é a pessoa programadora criar variáveis no SASS recriando os mesmo tokens do figma e a atualização acontecer de forma manual quando algo mudar.
Outra forma é utilizar de plugins que o figma disponibiliza para gerar o arquivo JSON para ser usado no sistema pelo time de dev
E acredito que seja a melhor forma é o time vincular a API do figma ao código para que atulize constantemente esses tokens juntamente com o arquivo JSON que estão puxando para o sistema.
Existe este artigo no MEDIUM que fala de maneira bem densa sobre este processo.
acho que com isso você consegue dar os passos necessários para vincular os tokens ao código =D