Estou criando um Design Systen na minha empresa. E gostaria de saber como que os programadores conseguem usar esse Design Systen para ajudar eles na hora de codar. Como que pode ser passado esses tokens do Figma para o código
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou criando um Design Systen na minha empresa. E gostaria de saber como que os programadores conseguem usar esse Design Systen para ajudar eles na hora de codar. Como que pode ser passado esses tokens do Figma para o código
Bom dia Gianluca, tudo bem.
Existem algumas maneiras e é importante você sentar com o time e identificar qual a melhor forma para todo mundo.
A forma menos eficiente mas mais simples é a pessoa programadora criar variáveis no SASS recriando os mesmo tokens do figma e a atualização acontecer de forma manual quando algo mudar.
Outra forma é utilizar de plugins que o figma disponibiliza para gerar o arquivo JSON para ser usado no sistema pelo time de dev
E acredito que seja a melhor forma é o time vincular a API do figma ao código para que atulize constantemente esses tokens juntamente com o arquivo JSON que estão puxando para o sistema.
Existe este artigo no MEDIUM que fala de maneira bem densa sobre este processo.
acho que com isso você consegue dar os passos necessários para vincular os tokens ao código =D