Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Como que eu fixo estes exercícios em minha mente para não me esquecer?

Por exemplo: neste último desafio que realizei "08 Desafio
conversor de moedas" senti muita dificuldade, no momento de aprender
você entende, porém no próximo video eu tenho outras informações para
guardar, fixar em mente, eu tento estudar utilizando a técnica
pomodoro 3 vezes: 50min foco total e 10 min de descanso quase todo dia.

2 respostas
solução!

Oii, David. Tudo bem?

Entendo perfeitamente o seu sentimento. Na tecnologia, a sensação de "entender na hora, mas esquecer depois" acontece porque estamos lidando com a construção de raciocínio lógico, e não apenas com a memorização de nomes ou datas.

Quando você assiste ao vídeo, sua mente recebe a informação de forma passiva. Para que ela seja armazenada na memória de longo prazo, precisamos transformar esse conhecimento em algo ativo.

Pratique além do exercício proposto:

O desafio do conversor de moedas é um excelente ponto de partida. Se você sentiu dificuldade, tente repetir o exercício sem olhar a solução no dia seguinte. Se travar, consulte apenas a parte onde parou e continue.

Depois que o código funcionar, tente modificá-lo:

• Em vez de apenas converter moedas, tente criar um programa que calcule o desconto em uma compra.
  • Mude as variáveis, altere as mensagens de saída. Isso força seu cérebro a entender a estrutura por trás do código, não apenas a copiar a sintaxe.

A técnica da repetição espaçada:

O Pomodoro ajuda muito na concentração, mas para a memória, a Repetição Espaçada costuma trazer resultados melhores para evitar a curva do esquecimento.

Em vez de estudar apenas uma vez por 50 minutos e passar para o próximo tema, experimente revisar o que fez no conversor de moedas após 24 horas, depois após 3 dias e novamente após uma semana. Isso sinaliza para o seu cérebro que aquela informação é importante e deve ser guardada.

Explique para alguém ou repita pra você mesmo:

Uma das formas mais poderosas de fixar algo é ensinar. Tente explicar como o seu código funciona para outra pessoa ou até para um objeto na sua mesa. Se você conseguir descrever o passo a passo da lógica sem se confundir, significa que o conceito foi absorvido.

Anotações com suas próprias palavras:

Evite apenas copiar o que o instrutor escreve. Tente anotar a lógica em um caderno ou bloco de notas digital usando frases como: "Aqui eu usei uma variável para guardar o valor porque vou precisar dele no cálculo final". Essas anotações criam ganchos mentais que facilitam a recuperação da memória.

Continue com sua rotina de estudos, o começo na lógica de programação exige paciência e muita repetição. Com o tempo, esses padrões se tornam automáticos para você.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oiii, Lorena. Tudo ótimo!

Agora tudo faz sentido! Eu utilizava a tecnica pomodoro sempre que eu ia estudar, não apenas programação mas também outras atividades curriculares, mas era isso que estava faltando Repetição Espaçada, obrigado de verdade, fico feliz em cada vez que tenho uma dúvida, estou a um passo atrás alguém que esta a frente vem e me ajuda!