1
resposta

[Dúvida] Como "Publicar" o projeto completo?

Vi em outro post o professor falando que deveria ser feito com o Render, porém não consegui fazer mesmo vendo vídeos no YouTube (tanto BR quanto gringo).

Teria alguma aula ou um mini tutorial de como se deve fazer, no caso desse projeto? Pois senti que para seguir os passos dos vídeos que vi no YT está faltando alguma coisa, que acredito que seja porque nesse projeto utilizamos o backend "separado" do front e não sei como "juntar" tudo e subir no Render.

Alguém poderia me dar esse help?

1 resposta

Olá, Lucas. Tudo bem?

Temos um conteúdo no Alura+ ensinando a fazer o deploy do frontend no Vercel. Mas agora, sobre o backend, infelizmente ainda não temos um conteúdo com o passo a passo para o projeto. Mas há um forma mais simples de subir uma API para o consumo do front.

Existe uma ferramenta gratuita chamada MockAPI que te permite simular uma API com endpoints configuráveis de forma rápida e prática. É uma ótima alternativa para testes iniciais enquanto você desenvolve ou estuda o backend.

Esse artigo ensina a utilizar a ferramenta, e se quiser utilizar os mesmos dados do curso você pode pegar a mesma estrutura no repositório do curso. O que eu recomendo é que você "monte" o JSON com base no repositório, mas que não copie e cole, assim vai ser mais fácil entender cada campo do JSON. E lembrando que ajustes vão ser necessário no frontend para tratar a nova API.

Caso tenha dúvidas na configuração do MockAPI ou na estruturação dos dados, sinta-se à vontade para compartilhar aqui no fórum! Estamos à disposição para te ajudar no que precisar.

Espero ter ajudado!

Siga firme nos seus estudos! Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado