Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Como prever para próximos dias, semanas, meses e etc.

Até o modulo 2, entendi como estruturar, configurar e treinar a rede neural. Mas gostaria de saber como realizar previsões. Por exemplo, quero prever o que acontecerá daqui a uma semana ou um mês. Como posso fazer isso com uma rede já treinada?

3 respostas

Olá, Lucas, tudo bem?

Que bom que você já avançou até o módulo 2! Para realizar previsões para períodos futuros com uma rede neural já treinada, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Primeiro, você precisa preparar os dados de entrada para a rede neural. Colete os dados mais recentes que você deseja usar para fazer a previsão, como os valores das últimas semanas ou meses.
  2. Em seguida, aplique o mesmo pré-processamento que você fez durante o treinamento, como normalização ou transformação dos dados. Esse passo é importante para garantir que os dados de entrada para a previsão sejam compatíveis com o modelo treinado.
  3. Após preparar os dados de entrada (passo 1) e aplicar o mesmo pré-processamento usado durante o treinamento (passo 2), você pode utilizar o modelo treinado para gerar a previsão. Por exemplo, você pode usar uma função específica para fazer previsões, como model.predict() no Keras. Deixo o link da documentação aqui.

Após os passo, basta fazer a análise e previsão gerada pelo modelo e tirar suas conclusões.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito obrigado pelo direcionamento, estou gostando bastante do curso! O professor Allan explica muito bem e, a Luri está sendo super útil com as analogias que ela fornece.

Lembra da dúvida que eu te enviei no início do curso? Você me indicou alguns cursos e eu estava pensando se eles podem me ajudar a realizar a previsão que mencionei. Acredito que sim, já que eles abordam o Keras, que deve ser bem útil para essa tarefa.

O que você acha?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

solução!

Oi Lucas. Fico feliz que esteja gostando bastante do curso e explorando bem a Luri, realmente é uma ferramenta incrível!

Sim, com certeza esse curso te dará uma boa base! Recomendo fazer os cursos e também utilizar IA's para te ajudar em desafios que possa enfrentar como a Luri, chatGPT e Gemini. Uma dica é sempre buscar na documentação se as sugestões recebidas fazem sentido.

Te desejo boa sorte nessa jornada!

Abraços!