Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como posso fazer um diagrama conceitual melhor? E como se ler o (1,0)? sempre fico na duvida

Eu sei que contruir um banco de dados "nao te certo nem errado". Queria saber se faz algum sentido esse diagrama conceitual de banco de dados? O bot telegram envia os dados da mensagem para o banco, ele deve ter um relacionamento para clientes e o cliente com relatorio que vem do front(ainda nao esquematixado).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Oi, Samuel, tudo bem por aí?

Você está indo no caminho certo, seu diagrama já tem uma boa estrutura formada.

Uma dica para melhorar seu diagrama é ter clareza nas relações: os rótulos de relação rel não são claros para entender como a relação acontece. Seria interessante pensar em alguma palavra como envia ou recebe. Outra coisa importante, é ter bastante discernimento sobre as regras de negócio. Para isso, pode ser bacana ter uma documentação que acompanhe o diagrama, explicando as regras de negócio, as decisões de design e qualquer outra informação relevante que não possa ser expressa no diagrama.

Sobre a notação (1,0), que você mencionou no título: ela está se referindo à cardinalidade da relação entre duas entidades. No caso de (1,0), isso indicaria uma relação onde um lado pode ter no máximo uma ocorrência e no mínimo nenhuma (ou seja, é opcional). No entanto, essa notação não é padrão e pode gerar confusão, pois a notação mais comum é (min, max). Por exemplo, (0,1) seria o correto para indicar que uma entidade pode ter no máximo uma ocorrência relacionada e no mínimo nenhuma.

Acontece que, na literatura, existem formas variadas de notação de cardinalidade. Essa é mesmo uma confusão comum na área de modelagem de dados. A interpretação fica mais fácil conforme seu repertório aumenta, e também por conhecer as regras de negócio do diagrama específico.

Espero ter contribuído, Samuel. Desejo sucesso!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!