Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Como posso fazer a build no VSCode?

Fiz o projeto insteiro no VSCode porque é a IDE que estou a acostumado a usar desde que comecei a programar. Já instalei as extensões* Java Extension Pack*, Spring Boot Extension Pack e Maven for Java. Também adicionei este código no arquivo no arquivo settings.json do VSCode:

"maven.terminal.customEnv": [
      {
        "environmentVariable": "JAVA_HOME",
        "value": "C:\\Program Files\\Java\\jdk-20"
      }
    ],
    "java.jdt.ls.java.home": "C:\\Program Files\\Java\\jdk-20",

Depois vou na aba "Maven - Lifecycles - package" e dou um run.

Imagem do VSCode onde mostro aba Maven e mais embaixo aparece o item package dentro da pasta Lifecycles com o ícone de run ao lado direito de package

E da este erro:

& : O termo 'C:\Users\Meu_usuario\AppData\Roaming\Code\User\globalStorage\pleiades.java-extension-pack-jdk\maven\latest\bin\mvn' não é reconhecido como nome de 
cmdlet, função, arquivo de script ou programa operável. Verifique a grafia do nome ou, se um caminho tiver sido incluído, veja se o 
caminho está correto e tente novamente.
3 respostas

Cara tava me perguntando a mesma coisa, não queria ter que deixar o VSCODE, mas pelo visto vou ter que fazer isso :/

Não consigo usar ele pra programar em Java de jeito nenhum

Você tem que ver se você instalou o Maven na máquina. O Eclipse instala automaticamente, mas no VSCode você tem que instalar por conta própria. Tem um tutorial pra instalação no próprio site do VS (ou no site do Maven).

Como muita coisa que é ensinada são específicas de cada IDE, o estudante acaba ficando a mercê da IDE que o instrutor tá usando. Porém, não se desespere, tem sim como rodar qualquer projeto no VSCode, você só precisa configurar algumas coisas a mais.

Eu devo fazer esse mesmo curso durante a semana, então vou tentar incluir a configuração aqui nesse comentário.

solução!

Descobri uma forma de fazer o build pelo VSCode. Primeiramente é necessário criar uma variável do sistema no Windows chamada "JAVA_HOME" tendo como valor o local onde o jdk está inserido. No meu caso é "C:\Program Files\Java\jdk-20". Depois selecione o "Path" das variáveis de sistemas e insira o mesmo endereço, só acrescentando um "\bin" no final, ficando dessa forma: "C:\Program Files\Java\jdk-20\bin".

Depois disso, vá no terminal do VSCode (com o projeto do Spring aberto) e execute este comando:

./mvnw clean package

Nem será necessário instalar o Maven no computador porque o projeto do Spring já vai ter um maven-wrapper dentro da pasta '.mvn' que é um script que baixa e configura automaticamente a versão correta do Maven para o projeto.