1
resposta

[Dúvida] Como posso adicionar contador de página usando PHP, Laravel e HTML?

Não tenho muito conhecimento de PHP e Laravel e preciso adicionar um contador de páginas em cada página do PDF gerado, estou usando PHP, Laravel e HTML. Mas não tenho ideia de como fazer isso, qual ferramenta ou método usar, podem me ajudar?

O código é muito grande, então coloquei em um repositório: https://github.com/gustavo-sb/pdf-php/blob/f50cab7002b0f3c23e762ad7b6d82b58f808a3ce/pdf.blade.php

1 resposta

Oi Felipe, tudo bem?

Para adicionar um contador de páginas em cada página do PDF gerado usando PHP, Laravel e HTML, você pode utilizar a biblioteca TCPDF. Ela é uma biblioteca muito popular para a geração de PDFs com PHP e possui suporte para adicionar números de página.

Primeiro, você precisa instalar a biblioteca TCPDF em seu projeto Laravel. Você pode fazer isso utilizando o Composer, executando o seguinte comando no terminal:

composer require tecnickcom/tcpdf

Após a instalação, você pode criar um novo arquivo PHP para gerar o PDF. No seu caso, você pode criar um novo arquivo chamado pdf.blade.php e substituir o conteúdo atual pelo código a seguir:

<?php
use setasign\Fpdi\Fpdi;
use setasign\Fpdi\PdfReader;

require_once 'vendor/autoload.php';

$pdf = new Fpdi();
$pageCount = $pdf->setSourceFile('caminho/para/o/pdf/original.pdf');

for ($pageNumber = 1; $pageNumber <= $pageCount; $pageNumber++) {
    $templateId = $pdf->importPage($pageNumber);
    $size = $pdf->getTemplateSize($templateId);

$pdf->AddPage($size['orientation'], $size['size']);
    $pdf->useTemplate($templateId);

$pdf->SetFont('helvetica', 'B', 12);
    $pdf->SetTextColor(0, 0, 0);
    $pdf->SetXY(10, 10);
    $pdf->Cell(0, 10, 'Página ' . $pageNumber . ' de ' . $pageCount, 0, 0, 'C');
}

$pdf->Output('caminho/para/o/novo/pdf.pdf', 'F');

Certifique-se de substituir 'caminho/para/o/pdf/original.pdf' pelo caminho para o PDF original que você deseja adicionar o contador de páginas e 'caminho/para/o/novo/pdf.pdf' pelo caminho onde você deseja salvar o novo PDF.

Esse código utiliza a biblioteca Fpdi, que é uma extensão do TCPDF, para importar o PDF original, adicionar as páginas e o contador de páginas em cada uma delas.

Lembrando que essa é uma ideia que você pode pegar de base.

Um abraço e bons estudos.