Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como podemos manter o roadmap atualizado?

Minha dúvida ficou mais em relação a como a "janela de tempo" vai se movendo no Roadmap.

Nos exemplos do curso, a parte do "curto prazo" foi dividida em dois meses, e depois estão as colunas do "médio prazo" (fazer depois) e "longo prazo" (fazer no futuro). Na medida em que o tempo vai passando, eu preciso ir "movendo" essa janela de tempo.

Então, por exemplo: passado um mês, eu terei apenas dois meses no "curto prazo"? Ou tenho que pegar parte do que está no "médio prazo" e transformar em algo já contido no "curto prazo"?

Por exemplo, se no final de dezembro estou elaborando o roadmap, posso ter: Janeiro, Fevereiro, Março (curto prazo), médio prazo, longo prazo.

Quando chegar no final de janeiro, eu vou ter: Fevereiro, Março, Abril (curto prazo), médio prazo, longo prazo ?? E, nesse caso, para o mês de Abril eu já teria que "pegar" algumas coisas que antes estavam no médio prazo ??

Ou ficariam apenas Fevereiro e Março no curto prazo ??

1 resposta
solução!

Olá, Gustavo.

Tudo bem?

Entendi sua dúvida sobre como manter o roadmap atualizado e como a "janela de tempo" se move ao longo dos meses. Vamos lá!

Você está correto ao pensar que, conforme o tempo passa, o roadmap precisa ser ajustado para refletir as mudanças e o progresso. Aqui está uma forma prática de fazer isso:

1. Curto Prazo (Janeiro, Fevereiro, Março): No início, você define os próximos três meses como curto prazo.

2. Médio Prazo e Longo Prazo: Itens que estão mais distantes no tempo ficam nessas colunas.

3. Atualização Mensal: Quando um mês passa (digamos, Janeiro), você precisa mover a "janela de tempo" para incluir o próximo mês (Abril). Então, seu curto prazo passaria a ser Fevereiro, Março e Abril.

4. Revisão dos Itens: Ao mover a janela, você deve revisar os itens que estavam no médio prazo e decidir quais deles devem ser trazidos para o curto prazo. Isso garante que seu roadmap esteja sempre alinhado com as prioridades e o progresso atual.

Então, respondendo diretamente à sua pergunta: Sim, ao final de janeiro, seu curto prazo deve incluir Fevereiro, Março e Abril. E você deve revisar os itens do médio prazo para ver quais deles devem ser promovidos para o curto prazo.

Por exemplo, se no final de dezembro seu roadmap é:

• Curto Prazo: Janeiro, Fevereiro, Março
  • Médio Prazo: Tarefas a serem feitas depois
  • Longo Prazo: Tarefas futuras

No final de janeiro, ele deve ser atualizado para:

• Curto Prazo: Fevereiro, Março, Abril
  • Médio Prazo: Tarefas a serem feitas depois (revisadas para ver se algo deve ser promovido)
  • Longo Prazo: Tarefas futuras

Essa prática ajuda a manter o roadmap como um artefato vivo e relevante, sempre refletindo as prioridades e o progresso da equipe.

Espero ter ajudado e bons estudos!