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[Dúvida] Como negociar com líder e stakeholders para propor a pesquisa? Seja nesse contexto de formuários para personas ou outros discovery?

Embora faz 3 anos que atuo como UX/UI Designer, sempre me vem essa pergunta, de maneira geral, nas empresas que trabalhei, sempre encontrei muita resistência a propostas de dinâmicas e a importância da pesquisa com o usuário, pois os produtos criados e desenvolvidos são para a "grande massa" de usuários usar no dia a dia, e não um designer, gestor ou líder, como trabalhar melhor a negociação e argumentação para iplementar essas práticas de UX Design?

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Olá, Evandro! Tudo bem contigo?

Realmente, convencer líderes e stakeholders da importância das práticas de UX Design pode ser desafiador, especialmente quando há resistência. Aqui estão algumas estratégias que podem te ajudar:

1. Demonstre o valor com dados

Use dados e exemplos concretos para mostrar como a pesquisa de UX pode impactar positivamente os resultados do negócio. Por exemplo, você pode apresentar estudos de caso de outras empresas que melhoraram significativamente seus produtos e aumentaram suas receitas após investirem em pesquisa de UX.

2. Comece com pequenos experimentos

Proponha começar com um pequeno experimento ou projeto piloto. Isso pode ser menos intimidante para stakeholders e pode servir como uma prova de conceito. Se o experimento mostrar resultados positivos, será mais fácil obter apoio para iniciativas maiores.

3. Fale a linguagem do negócio

Conecte os benefícios da pesquisa de UX aos objetivos de negócios da empresa. Por exemplo, se a empresa está focada em aumentar a retenção de clientes, explique como entender melhor os usuários pode levar a um design mais intuitivo e, consequentemente, a uma maior retenção.

4. Use feedback de usuários

Nada é mais convincente do que ouvir diretamente dos usuários. Compartilhe feedbacks e depoimentos de usuários que destacam problemas ou elogiam melhorias feitas com base em pesquisas de UX. Isso pode ajudar a humanizar os dados e torná-los mais impactantes.

5. Eduque continuamente

Ofereça workshops ou pequenas apresentações sobre a importância da pesquisa de UX e como ela se alinha aos objetivos da empresa. Educar continuamente os stakeholders pode ajudar a mudar a mentalidade ao longo do tempo.

6. Mostre resultados rápidos

Foque em conseguir algumas "vitórias rápidas" que possam ser facilmente demonstradas. Por exemplo, uma pequena mudança no design baseada em feedback de usuários que resultou em uma melhoria mensurável pode ser um ótimo exemplo para mostrar o valor da pesquisa.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou pergunta estarei aqui.

Até mais!!

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