1
resposta

(Dúvida) Como não parecer invasivo ao fazer perguntas ao usuário?

Fiquei me perguntando até onde posso ir ao fazer uma pesquisa em formulários, por exemplo.

De que forma posso trazer questionamento úteis para mim sem 1. Parecer invasivo nas questões e 2. Tornar a pesquisa algo trabalhoso para ele, tendo perigo dele desistir no meio ou algo do tipo. Ou melhor, como trazer essa pesquisa de uma maneira interessante a ele, que o atraia de alguma forma e o mantenha interessado nela.

1 resposta

Olá Estevão, tudo bem? Espero que sim!

Você fez ótimos questionamentos, parabéns! Vou responder um de cada vez:

  1. Para que a pessoa se abra com você, caso for presencial, tente quebrar um pouco o gelo e deixar a pessoa a vontade sabendo que ela está em um ambiente seguro, sem julgamentos e que suas informações estarão protegidas. Caso a entrevista for de uma forma remota, na qual não haverá nenhum tipo de contato e você tiver que deixar apenas um texto de instruções, como é no caso dos formulários, redija as orientações de forma que fique claro quem você é, qual é o propósito da pesquisa que está sendo aplicada e o que a empresa fará com as informações obtidas. Isso faz com que a pessoa se sinta segura e a vontade para responder suas perguntas. Procure se atentar apenas aos questionamentos que vão te ajudar a conhecer o seu público e que de fato impactarão no seu produto, como idade, renda, trabalho e etc.
  2. Em relação à pesquisas muito longas, podemos ter duas abordagens. Primeiro: sei que no momento nós queremos perguntar muitas coisas para a pessoa usuária, mas tente resumir tudo e deixar apenas as perguntas realmente necessárias para conhecer o público e para auxiliar no produto. Caso a pessoa usuária demonstrar interesse e tempo disponível para responder mais perguntas, pode ir fazendo todas as questões extras guardadas. Segundo: quando não temos como resumir as perguntas que temos e o questionário/roteiro de entrevista acaba ficando muito longo, uma super tática para manter o interesse até o final é oferecer algum brinde ou alguma vantagem para a pessoa entrevistada. Assim ela sente que vale a pena o tempo investido em responder, pois ganhará alguma recompensa em troca =)

É isso Estevão! Espero ter ajudado!

Até mais!!