Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
16
respostas

[Dúvida] Como não desistir logo no começo? Quais caminhos trilhar?

Como não desistir e por onde começar na área da tecnologia, sendo que não conheço nada sobre a área, mas quero e vou me dedicar para ter o sucesso pretendido. Aceito dicas de artigos e materiais para inicia a minha trajetória. Obrigada.

16 respostas
solução!

Olá Camila. Tudo bem?

Parabéns pela iniciativa de começar a se dedicar à área da tecnologia! É normal sentir-se perdida no começo, mas não desistir é o primeiro passo para alcançar seus objetivos. Toda profissão tem seus desafios e em tecnologia não é diferente, é importante termos clareza disso.

Minha sugestão é que você comece explorando as diferentes áreas da tecnologia, para entender qual delas mais te interessa. Depois, pesquise sobre as habilidades e conhecimentos necessários para atuar nessa área.

O Tech Guide é uma ferramenta muito legal para explorar. Nele haverá as áreas e os passos para ela.

Além disso, é importante que você se mantenha atualizada sobre as novidades da área, participando de eventos, seguindo perfis de profissionais da área nas redes sociais. Nesse caso em específico recomendo o LinkedIn, faça conexões com pessoas da área que você tem interesse.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Camila, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Respeite a si mesma. eu comecei a estudar pelo canal do Gustavo Guanabara no Youtube no curso lógica de programação. estava muito preocupado em engolir o conteúdo para pegar um certificado, porém nos testes eu não ia muito bem. eu percebi que a minha educação não estava boa então decidi ir com mais calma e fazendo todos os exercícios da apostila. demorei uns 5 meses para aprender tudo e, posso dizer que eu aprendi tudo mesmo. a moral é que voce de tempo à si mesma para ir estudando com calma. defina sua metas dentro da sua realidade e de um passo de cada vez. o primeiro voce já deu. sucesso.

Interessante as respostas... A experiência de aprendizagem e o processo é unico e individual, mas vou compartilhar o que funciona para mim:

1 - Definir uma meta grande e quebra-la em passos menores. 2 - Descrever cada passo com o metodo 5w2H, conhece? 3 - Priorizar as tarefas num plano de ação. 4 - Resolver cada passo com dedicação 5 - No final de cada etapa COMEMORAR por conseguir ter cumpri-la. 6 - Revisitar a meta grande para acompanhar a % que falta para completa-la através dos passos.\

Tire o que achar que possa valer para você desses itens e se lembre de que vai dar certo! Mesmo que seja difícil, vamo continuar que : VAI DAR CERTO!

Olá Camila tudo bem? tenha calma e respire e lembre-se que ninguém nasceu sabendo alguma coisa sempre aprendemos até mesmo no dia a dia, nesse ramo tecnológico devemos sempre nos manter atualizado e uma boa pedida é achar algum YouTuber que faça conteúdo bacana sobre o assunto o que eu particularmente gosto é o Filipe deschamps de uma olhada no trabalho dele talvez você possa gostar.

Oi Camila, tudo certo? Entendo bem o que está passando. Vou te contar como lidei com isso em outro curso que estou fazendo, primeiramente respeite seu tempo de aprendizagem e saiba que todo mundo consegue aprender o que quiser se colocar esforço e tempo suficiente. Começa por uma linguagem de programação acessível, não muito complicada (eu recomendo Javascript, domina o mercado e não tão complexa como algumas outras), isso se quiser ser desenvolvedora. Metas claras são um ponto chave pra sentir que está evoluindo.

Olá Camila. O passo mais importante você ja deu INICIAR. Esses dias eu assistia uma LIVE da alura que me chamou muita atenção a desenvolvedora tem mais de 25 anos na profissão e ela dizia: o mais importante é a perseverança. Pois na área de TI existem muitos altos e baixos. Mas aqueles que perseveram com certeza se tornam bons programadores. Então a receita ta dada. Como sugestão te aconselho a: LIVES VIDEOS NO YOUTUBE FAZER IMERSÕES NOS ESTUDOS NA ÁREA DE TI E SEMPRE QUE POSSÍVEL PRATICAR O QUE FOI VISTO.

Oie Camis, sei bem o que está acontecendo e saiba que nao está só e que bom que podemos compartilhar formas de como podemos nos ajudar! Vai com calma, respira e uma passo de cada vez! vamos ter sempre desafios ao longo da trajetória, mas se você souber o que realmente quer, isso não vai te impedir de chegar lá! <#

Oi Camila, então eu sou muito desfocado para as coisas, sou muito de começar e não terminar porem isso so com as coisas que nao me interessam como eu amo a área da tecnologia eu sempre tento estar procurando informações como por exemplo como e a rotina de trabalho escuto podcast de programadores contanto como são suas vidas a liberdade que esse emprego entrega a eles e isso me motiva muito mais. atualmente eu to no 6 período de engenharia civil e uma coisa que eu sou forçado a ir por causas de pressão familiar e tal porem eu sei que eu vou me formar e nao vou exercer a função por que a area que eu realmente gosto e TI.....

Bom dia turma!

@FERNANDA DE S ANDRADE, eu adorei, grato por compartilhar o Tech Guide!

Igor Oliveira,

A sua decisão de querer aprender e se esforçar para conquistar o êxito já é o começo. Perseverança e disciplina são fundamentais. Você vai conseguir, aliás, VOCÊ CONSEGUE!

Não desistir é o primeiro passo sempre. Agora é se dedicar muito e ver como era sua vida lá atrás, agora no presente e como será no futuro. Faça isso e terá uma resposta para não desistir logo no começo. Já as trilhas, aqui na Alura já tem tudo para você poder começar sua jornada.

Se é o que você realmente deseja fazer não tem pq desistir. Você pode passar por muitas dificuldades no início por estar adentrando em uma nova área, mas abandonar o que você deseja não vai te trazer nada. Então mantenha a constância e foco nos estudos que você vai chegar longe! E para te ajudar nessa trajetória indico a vc investir em cursos, bootcamps e codecamps (tudo voltado para tecnologia). E é isso, desejo muito sucesso pra vc!!!

@FERNANDA DE S ANDRADE, muito obrigada por compartilhar o Tech Guide!

Oi pessoal, importante colocar nossas dúvidas sobre este começo de aprendizado e poder compartilhar orientações, sugestões... Eu também estou em mudança de carreira e ingressando na área de programação, por isso, achei ótima a dica do TECH GUIDE. Não tenho conhecimento sobre todos os caminhos e é fundamental agora fazer esta pesquisa. E concordo com os colegas que falaram aqui, sobre como é importante definir as metas de estudo semanais, planejar sua rotina para incluir este momento, mas sem ansiedade e com confiança de que vamos conseguir atingir os resultados que almejamos.

abs

Olá pessoal! Bom eu estou em processo de mudança de carreira também, sei que agora mais do que nunca seria muito importante, conhecer, conversar, tirar dúvidas com colegas que já tem alguma bagagem para enriquecer o conhecimento e a vontade. Pelo que eu li alguns colegas acharam importante definir metas é o que eu acho, para que chegue lá na frente e verificar o quanto estamos crescendo.

Disciplina e foco é a chave aqui, estou correto?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software