15
respostas

[Dúvida] Como movimentar formas beginShape(TESS) depois de criadas?

Olá, pessoal. Eu me animei um pouco com esse segundo módulo do curso e tentei adicionar algumas formas poligonais ao projeto. Para isso, fui nas referências e li a respeito do comando beginShape(TESS), que entendi ser utilizado para criar formas poligonais mais customizadas. Criei uma forma em "T", só que de cabeça para baixo. Essa forma possui 8 vertex, cada um definido por uma posição X,Y. Bem, esse "T" de ponta cabeça ficou posicionado no canto superior esquerdo de minha tela. Para movimentar a figura criada e deixá-la onde eu quero, existe uma maneira melhor do que ir modificando cada um dos X e Y de cada um dos oito vertex, tendo que alterar 16 parâmetros a cada vez que eu queira ver se a figura chegou à posição desejada?

15 respostas

Como faço para: 1) Postar uma imagem aqui no tópico? 2) Deletar uma eventual publicação postada erroneamente? Ou, uma vez postada, não há como apagar?

Valeu, pessoal.

Oi, Domingos!!! Com relação a imagem, eu não sei esmo, vou olhar, mas sempre nas referencias do p5js, há vários exemplos, pq não começar por lá? Está empolgado mesmo !!!kkkk Agora, para vc postar uma img, é só clicar no ícone que parece uma imagem como uma montanha e um sol, e tem uma seta abaixo, kkk. É o décimo ícone da esquerda para a direita!! Vai aparecer um linha enorme, eu geralmente tiro o que está dentro do colchete azul, só o que está dentro, não tire os colchetes e não mexa no vermelho!! Só onde diz pra vc colocar nome na imagem. Quando fizer, vai perceber o que eu digo!! Vale dizer, que quando quiseres postar um código, use o sétimo ícone, clique nele e depois cole o código dentro!! O código vai ficar indentado!!! Deletar o tópico , eu acho que não dá!! Quando tiver algo com o beginShape(TESS), posta pra gente ver!! Outra dica, quando quiser compartilhar o projeto, e isso fica mais fácil de ajudar, caso precise, aqui segue como fazer:

Boa sorte e bons estudos!!

!

Muito obrigado pela atenção da resposta, Romeu. Olha, o que estou querendo fazer com o beginShape(TESS), é movimentar essa figura em T para outros locais na tela. As referências que você mencionou no P5js web editor não mostram nenhum procedimento para movimentar o polígono criado. Apenas fala sobre o posicionamento X e Y dos vertex. Daí fica "osso" você ir testando o posicionamento da figura como um todo, tendo que passar 16 parâmetros a cada vez que quiser ver se a figura chegou na posição desejada. Bom, vou continuar pesquisando aqui. Obrigado mais uma vez.

Sobre a postagem da figura eu, desde minha dúvida inicial, já estava tentando subir a imagem do que eu queria fazer com o beginShape(TESS), exatamente como você descreveu na sua resposta. Só que depois de clicar naquele ícone da montanha (o décimo da esquerda para a direita) e escolher uma imagem .png de 49,7 kb, nada acontece. Não recebo nada de volta. Nenhuma mensagem dizendo que o upload está sendo realizado, muito menos nenhuma mensagem de erro. A única coisa que aparece para mim é uma mensagem de rodapé na caixa de digitação de texto contendo o seguinte:

0/1(100%): Enviando a imagem Dúvida figura em T.PNG: 100%

E não carrega nada.

Cash tá limpinho.

Olá Domingos!! As vezes buga mesmo. Principalmente qd sobe várias uma vez dá algum erro, e vc fica a tentar várias vezes. Tente reduzir o tamanho da imagem, ou experimente arrastar a imagem para esta área. Arrastar também funciona. Mas é estranho, pq logo que clico no ícone, já abre pra fazer o upload da imagem!! Mas sim, isso é uma falha aqui do fórum, quando vc envia a imagem e d algum erro, não há notificação nenhuma. A caixa de upload deveria dizer se a imagem é suportada ou não, que erro está acontecendo. Tenho que uma hora , parar e fazer uma menção apar eles de umas dicas pra melhorar este fórum, no sentido de postar imagens e até da escrita... Mas olha, tens certeza que estava logado no site!? para usar o Fórum!!kkk veio-me isso a cabeça... Blz, quando for possível, poste. Bons estudos!!

Romeu, muito obrigado pela resposta.

Algumas considerações no contexto do que você me disse:

1) Sim, eu estava logado quando tentei postar a imagem; 2) A imagem é muito pequena. Como falei acima ela tem 49,7 kb; 3) Tentei fazer o upload da imagem e também não funcionou.

Como você disse, Romeu, uma mensagem de retorno de erro que pudesse mostrar a possível razão do não carregamento das imagens ajudaria bastante.

Mais uma vez, obrigado.

Dúvida figura em T.PNG

Dúvida figura em T

Dúvida figura em T

Fazendo testes.

Romeu,

Você escreveu acima: " É o décimo ícone da esquerda para a direita!! Vai aparecer um linha enorme,..."

Quando ei clico no ícone para fazer o upload de imagens, essa linha enorme que você disse não aparece para mim.

Estou frustrado por não não conseguir. :-(

Olá Domingos!! Talvez eu não tenha me expressado direito. A linha grande a que me refiro é a que está em azul e vermelho, sobre a última imagem que postei, mas isso aparece em todas!! Não é possível, tem que estar acontecendo algo. Talvez a configuração do computador. Mas ainda sim, não vejo qual configuração seria. Um outro detalhe é que quando dá algum problema, eu copio o que digitei e atualizo a página, depois disso tento fazer o upload novamente! Veja estas imagens e diga se ocorre alguma delas consigo?

  1. Clico no ícone e abre a janela.
  2. Com a janela aberta, escolho imagem.
  3. Escolhido imagem, clico ok e carrega a barrinha verde, as vezes ela não aparece...rsss.
  4. A imagem meio que leva alguns segundinhos... mas depois aparece desse jeito, com uma linha enorme na parte superior escrito em azul e vermelho. E fim. Vamos nos falando, tem que acontecer!! Bons estudos e boa sorte!!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Deve ser alguma coisa aqui do meu lado, Romeu. Fiz exatamente isso que você mostrou. Sei que usuário não é confiável (rsrsrsrsrs). Não sou nenhum cara experiente demais na área, mas também não chamo o computador de Vossa Excelência. Nada disso que você fez aparece para mim. Dever ser algo aqui do meu lado mesmo, como falei.

Descobri o que era: A própria imagem. Enquanto eu estava tentando subir uma .png ela não carregava. Fui no Corel e exportei como .jpg e foi.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade