1
resposta

[Dúvida] Como melhorar implementação da ContextAPI e Custom Hooks

Decidi implementar uma context api e um hook customizado para utilizar o context.

Sinto que as funções e useEffects ficaram um pouco soltas dentro do hook. Gostaria de saber, como poderia deixar o código mais organizado e legível?

Link do projeto: https://github.com/brunovperg/alura-studies

1 resposta

Olá Bruno! Tudo bem?

Vou deixar abaixo algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a implementação da ContextAPI e Custom Hooks no seu projeto:

  1. Separação de responsabilidades: Tente manter os arquivos de contextos separados por responsabilidade. Por exemplo, se você tem um contexto para autenticação e outro para configurações de tema, mantenha-os em arquivos separados.

  2. Custom Hooks: Você pode criar um custom hook para cada contexto. Isso facilita o uso do contexto e também ajuda a manter o código organizado.

  3. useEffect: Tente agrupar as funções relacionadas dentro do mesmo useEffect. Se você tem várias funções que são executadas quando o componente é montado, coloque-as todas dentro do mesmo useEffect.

  4. Funções auxiliares: Se você tem funções que são usadas em vários lugares, considere criar funções auxiliares. Isso pode ajudar a reduzir a repetição de código e tornar o código mais legível.

  5. Comentários: Comentários podem ser muito úteis para explicar o que uma parte específica do código está fazendo. Tente adicionar comentários claros e concisos ao seu código.

Era isso.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software